segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sistema de freio antibloqueante (ABS) Mitsubishi Pajero 2000


Neste nosso encontro mensal, o vigésimo quinto sobre ABS, iremos abordar o sistema utilizado na linha Mitsubishi Pajero, com uma aplicação mundial, muitas vezes utilizando o nome de Montero. Neste sistema teremos variáveis em relação ao tipo de tração utilizado, e ainda com ou sem o controle de tração ESP.

O sistema ou programa eletrônico de estabilidade (ESP) corrige eventuais falhas de dirigibilidade, mantendo o veículo com uma condução segura, alterando a pressão de freio em determinada roda para correção de uma possível derrapada. O sistema tem no mesmo controle do freio ABS, uma programação específica que tem a capacidade de processar e interpretar o comportamento do veículo através dos mesmos sensores do ABS e um sensor de ângulo de inclinação. É mais um complemento de ações que a eletrônica faz para melhorar ou corrigir a direção do veiculo. Assim, vamos aos detalhes do Pajero ano 2000.

Alimentação elétrica

O aterramento da ECU de 52 pinos é feito pelos terminais 12, 25, 26 e 42. A linha 30 de alimentação elétrica é pelos pinos 31 e 13. A linha pós-chave de ignição chega ao pino 50 após passar por um fusível F5 de10A. Estes fusíveis de proteção estão na caixa auxiliar dentro do vão do motor, identificados na tampa plástica de fechamento.

Componentes
Unidade eletrônica
Com 52 pinos, tem a possibilidade de ter ou não a unidade ESP incorporada. Localizada próximo ao cilindro mestre de freio apresenta bom espaço de trabalho, testes e manutenção. Faz a ligação dos sinais de entrada como alimentação elétrica, interruptor de pedal, quatro sensores do tipo indutivo, comunicação com o painel de instrumentos e comanda os atuadores do sistema: as solenóides de retenção ou diminuição de pressão, e bomba de recalque.

ECU
Pinos/Sistema     Pajero
Aterramento    12 – 25 – 26 – 42
Positivo     31 – 13 – 50

Unidade hidráulica
Trabalhando de forma incorporada à unidade eletrônica, tem seis tubos de ligação hidráulica, sendo dois tubos de alimentação do cilindro mestre e mais quatro tubos de ligação com cada um dos circuitos hidráulicos das rodas. Temos, portanto, um sistema do tipo 4S4K, com quatro sensores e quatro canais de controle.
A bomba hidráulica é comandada pela Unidade através do relé interno na unidade eletrônica. Quando aplicado com controle de tração teremos duas solenóides a mais que os sistemas sem o ESP.

As dez solenóides estão dentro e são moduladas pela unidade hidráulica:
• Controle ESP
• Controle ESP
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda

Sensores
Temos quatro sensores identificados em cada uma das rodas do tipo indutivo, e com roda dentada junto a cada cubo de roda. Como o controle é individual fica mais fácil a identificação e comparação de valores em cada roda do veículo.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Dianteiro direito – pinos 10 e 23
Dianteiro esquerdo – pinos 07 e 20
Traseiro direito – pinos 08 e 21
Traseiro esquerdo – pinos 09 e 20

Comentários
A Pajero tem várias versões dependendo do ano, tamanho e modelo. O sistema ABS também apresenta variações sendo cada vez menos, mais rápido e eficiente. O foco da nossa matéria foi o ABS aplicado no ano 2000 até 2002. A dica mais interessante neste sistema de controle de freio é relação ao diagnóstico de falhas, e quantidade de água ou simplesmente umidade acumulada no conector da ECU eletrônica, gerando mau contato e acendimento repentino e sem falha relacionada da lâmpada de anomalia no painel. Chamo a atenção para um diodo instalado entre o relé de alimentação e o pino 50 da ECU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário