sábado, 14 de maio de 2011

Óleo lubrificante: a importância de se obedecer aos intervalos recomendados de troca


 Nos manuais de uso de manutenção dos veículos constam as especificações do lubrificante recomendado para cada tipo de modelo, além dos intervalos necessários para se realizar a troca. Porém, muitos proprietários não têm disciplina para observar, periodicamente, o nível do óleo, sua viscosidade, além de se esquecem de verificar a data de quando foi realizada a última troca do lubrificante e de seu respectivo filtro. Há ainda aquelas pessoas que sequer sabem qual o tipo de lubrificante apropriado para o seu veículo. Existem no mercado três tipos de óleos lubrificantes: minerais, sintéticos e semissintéticos. Cada um possui uma espécie de composição e cumpre determinadas funções.

Ignorar certos cuidados com a manutenção do veículo pode levar a transtornos que, certamente, geram um gasto muito maior do que era inicialmente necessário para mantê-lo em perfeito funcionamento. Na medida em que um carro é utilizado, vão aumentando os contaminantes presentes no óleo. Esses agentes são formados durante o processo de combustão e, também, após o esgotamento dos aditivos - normalmente usados para evitar borras, ferrugem e corrosão dos componentes do motor. Todos os resíduos formados são absorvidos pelo lubrificante e, com o passar do tempo, impedem que o produto exerça sua principal função, que é de atenuar o atrito entre as peças do motor.

Portanto, fique atento às recomendações do fabricante, use sempre óleo específico para o modelo, observe os prazos de troca e, principalmente, verifique o nível do óleo ao menos uma vez por semana. Agindo dessa forma, o motor do seu carro terá uma vida útil prolongada.

Redação SETE

**Fonte: http://www.mecanico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário