segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sistema de freio antibloqueante (ABS) - diagnóstico sem scanner


Entre as falhas mais comuns no sistema antibloqueante de freios, temos as relacionadas ao mau contato de sensores de velocidade, fios partidos, oxidação e umidade nos bornes da central eletrônica entre outras falhas.Vamos às dicas de diagnóstico sem scanner.

Lâmpada de anomalia
Ao ser ligada a ignição, a lâmpada de anomalia do sistema ABS deve ser acesa pela ECU, e após a checagem inicial de leituras do sistema será apagada. Em alguns sistemas (raros) de ABS, a lâmpada somente será apagada após o motor iniciar seu funcionamento.

O diagnóstico sem scanner começa por aqui. Se a lâmpada de anomalia não apaga, a falha é presente na checagem inicial podendo ser grave. Se a lâmpada fica apagada e acende após iniciar o movimento do veículo teremos uma clara falha de leitura de velocidade em uma das rodas.
Sensor de Velocidade
Por estarem ligados às rodas, estes sensores devem permitir o movimento de sobe e desce da suspensão, e também a movimentação da direção no caso das rodas dianteiras. Por isso seu cabeamento é montado com folga para permitir tal movimento. Muitas falhas são de quebra ou rupturas totais ou parciais do cabo do sensor, geralmente muito próximo às rodas.

Devemos ter atenção na manutenção de cubos, amortecedores e pinças de freio, onde devem ser recolocadas todas as fixações dos cabos dos sensores. Para efeito de teste simples, a maioria destes sensores são indutivos, ou seja, com um multímetro podemos medir a resistência entre seus dois terminais para saber se o circuito está aberto (fio interrompido) ou em curto (fios mastigados).
Mau contato naunidade eletrônica

A umidade é uma grande vilã dos módulos eletrônicos em geral, e não poderia ser diferente no sistema ABS.
Temos muitos casos de infiltração nos conectores (pente) na ECU do ABS e em muitos casos a corrosão é tão grande que rompe alguns terminais deixando a ECU inoperante. Sempre que for fazer um diagnóstico verifique o conector do ABS, aplique limpa contatos de marca confiável para limpeza dos terminais, e corrija as possibilidades de infiltração de água.
Falhas na unidade hidráulica

Quando a bomba hidráulica é acionada repentinamente sem necessidade, ou quando o pedal de freio é acionado mesmo em baixa velocidade, temos uma falha provável na unidade hidráulica do sistema ABS. Com alto preço deste componente e a falta de recursos na manutenção, temos um sério problema a ser resolvido e as explicações com seu cliente devem seguir a questão de segurança em primeiro lugar. Na troca de pastilhas de freio o retorno dos êmbolos deve ser feita com o respectivo sangrador aberto, para que o fluído contaminado não chegue até as solenóides da unidade.
Comentários

Tratando-se de ABS o diagnóstico, devemos começar com uma boa conversa com o usuário do veículo, com perguntas do tipo “Quando a falha começou?”, “Foi após alguma manutenção nos freios?”, “Esta falha é contínua ou intermitente?”. Depois um teste de rodagem é essencial para verificar o funcionamento do sistema, com simulações (sempre com segurança) de acionamento e funcionamento do ABS. E ainda, devemos verificar o comportamento da lâmpada de anomalia.

A maioria dos sistemas ABS após a solução da falha o reset é automático, ou seja, somente o fato de um teste de rodagem já é o suficiente para apagar a lâmpada no painel. Mas há as exceções, em que apenas com scanner com o programa específico é que ocorrerá o reset da memória do ABS.
Esta matéria teve o objetivo de afinar mais ainda os conhecimentos de você que acompanha no Jornal Oficina Brasil há muito tempo. Irei continuar com mais sistemas de freio ABS para ter uma série bem completa para você amigo reparador.
Na próxima edição, veremos o sistema ABS do Peugeot 206 SW. Até lá.

**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário