quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aceleramos o chinês Brilliance FRV Cross

 
 

Por R$ 48.000, aventureiro traz motor 1.5 de 102 cv e tela sensível ao toque no painel

 
A Brilliance é mais uma das fabricantes chinesas que começa a operar no Brasil com a chegada do FRV em sua versão Cross que sai por R$ 48 000. Inicialmente, segundo Jorge Matsushima, da CN Auto (empresa responsável pelas operações da asiática no país), 15 concessionárias da rede de 44 lojas da importadora estarão credenciadas para comercializar os carros da Brilliance, número que deverá aumentar ao longo de 2011.

Com motor 1.5 16V de 102 cv e 13,8 mkgf de torque, o Brilliance FRV Cross ficou aquém do que esperávamos em nossos testes. Precisou de 15s5 para acelerar de 0 a 100 km/h e de 17s3 para retomar de 60 a 120 km/h, apenas para citar dois exemplos. Até que isso não é tão impactante no trânsito urbano, mas nas rodovias o FRV Cross sofre mais. Em compensação, ele foi econômico, com média PECO de 11,1 km/l.
 
Como manda a cartilha chinesa, o Brilliance vem completo. Ao entrar, não há como não se impressionar com a tela sensível ao toque que concilia as funções de rádio, navegador (não disponível em português) e telefonia via Bluetooth. No mesmo local também são projetadas as imagens da câmera de ré, outro equipamento de série no modelo.
 
Talvez graças à joint-venture da Brilliance com a BMW na China, o FRV Cross aparenta um cuidado maior na montagem de sua carroceria. Mesmo em uma análise mais apurada, não se encontram folgas ou problemas de encaixe entre as diversas partes do conjunto, um padrão ligeiramente acima do que observamos em outros modelos com a mesma procedência.
 
Alguns elementos de personalização, como os adesivos na carroceria e as capas brancas dos retrovisores, são opcionais. Os detalhes internos que imitam madeira serão substituídos por acabamento metalizado nas unidades destinadas ao Brasil, antecipa Matsushima. Em breve o modelo também será oferecido na versão convencional, sem o apelo aventureiro, e também com a opção de câmbio automático de 4 marchas.

Clique nas fotos para ampliar:











O FRV Cross até impressiona pelo interior requintado, com uma tela touchscreen, e pelo visível cuidado no acabamento externo, mas carece de um desempenho mais condizente com sua proposta. Devido a isso, e mesmo tendo sido levada em conta a vasta lista de equipamentos de série, o preço mostra-se elevado.

Ficha técnica
Motor 4 cil. em linha, diant., transversal; Cilindrada 1495 cm3
Potência 102 cv a 6 000 rpm
Torque 13,8 mkgf a 4 400 rpm
Câmbio manual de 5 marchas
Comprimento 4,24 m; Altura 1,51 m; Largura 1,75 m; Entre-eixos 2,58 m
Porta-malas 314 litros
Aceleração 0-100 km/h 15s5
Retomada 60-120 km/h em 4ª marcha 17s3
Frenagem 80 a 0 km/h 27,8 m
Consumo médio PECO 11,1 km/l
Ruído a 120 km/h em 5ª marcha 67,8 dB
Fading dos freios 100 a 0 km/h carregado (200 kg) 4,5 m
Dados da fabricante Vel. Máxima 160km/h

**Fonte: http://carroonline.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário