segunda-feira, 9 de maio de 2011

Top 10: os carros mais feios já produzidos

Confira a seleção de alguns dos automóveis mais polêmicos já fabricados na história

Márcio Murta - fotos: divulgação

De tempos em tempos surge no mercado um ou outro veículo cujo design é questionável e, em alguns casos, desastroso. Em meio a tentativas bem sucedidas e trágicas, a Carro Online selecionou aqui apenas 10 dos automóveis mais feios já produzidos. Você concorda? Acrescentaria algum carro? Confira a lista abaixo e as fotos no link “Galeria de Fotos”. E prepara-se para ter pesadelos...


Fiat Multipla – Comercializada no mercado europeu entre 1998 e 2010, a minivan parece ter sido desenvolvida sob o efeito de forte carga radioativa. Além do design com janelas desproporcionalmente grandes, o modelo contava com faróis (ou seriam olhos?) extras abaixo do para-brisas em sua primeira geração. Em 2004, recebeu um face-lift que tornou seu visual mais amigável.


Pontiac Aztek – Com a capacidade de fazer crianças chorarem de medo à primeira vista, o utilitário esportivo da marca pertencente ao Grupo GM teve vida curta, entre 2001 a 2005. E não foi por menos. Com design aparentemente inspirado no Mestre Yoda e em morcegos, a Aztek possui linhas tão harmoniosas quanto as de um ornitorrinco.


Suzuki X-90 – Um veículo desenvolvido, aparentemente, em apenas um dia – e no caso, foi justamente aquele em que nada estava dando certo para o designer. Uma mistura de sedã com jipe, o modelo tomou forma de um “nada-utilitário e nada-esportivo” de dois lugares. Sua vida no mercado foi proporcional à harmonia de suas linhas: minúscula, de 1995 a 1998.


Aston Martin Lagonda – Aqui o papo (e design) é “reto”. E a pergunta principal não é “quem desenhou este carro?”, mas sim quem afirmou “este carro está ótimo! Aprovado!”. Produzido entre 1974 e 1989, o modelo era tão revolucionário com seus componentes eletrônicos quanto feio.
  


Lancia Thesis – Vide a foto... Não é necessário comentar.


AMC Pacer – Aparentemente, o hatch teve seu molde esquecido dentro de um forno após ter sido aprovado para produção. Nitidamente “derretido”, as linhas dianteira e traseira do modelo combinam tanto quanto fazer ioga em meio a uma festa rave. Foi produzido entre 1975 a 1980.



AMC Gremlin – Produzido entre 1970 a 1978, ele é tão feio e desproporcional que sua aparência “monstrenga” parece ter dado origem ao filme Gremlins, de Joe Dante, em 1984. O longa metragem trata, basicamente, da reprodução descontrolada de diversos monstros. O design lembra os personagens do filme.


Ford Edsel – Fabricado entre 1958 a 1960, o modelo, além de unir todas as formas possíveis em seu design e ser desproporcional, foi posto na cruz por conta da grade de seu radiador com forma... Inusitada.

 
Marcos Mantis
– Este é outro caso de veículo que parece ter derretido em seus moldes pré-produção. Fabricado entre 1970 e 1972, este modelo inglês não lembra em nada a harmonia dos veículos feitos naquele país.



Gurgel G15 - É um tijolo? Uma caixa de sapatos? Uma gaveta gigante? Não, é um Gurgel G-15 de 1980, um dos veículos com linhas mais quadradas já visto na história automotiva. Com design que lembra um tanque de guerra, o modelo brasileiro completa esta lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário