segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um Subaru Impreza STI azul te da asas

WRX STI volta a ter uma versão sedã, uma máquina endiabrada que parece ser capaz de voar

No Brasil, a marca Subaru ainda não é muito conhecida do grande público. Entre os amantes de ralis e dos carros de alto desempenho, porém, a empresa é reconhecida pelas diversas qualidades de seus automóveis. E um dos mais cultua­dos — se não o mais — por esses aficionados é o Impreza, um modelo médio disponível nas versões hatch e sedã.


Mas, antes de prosseguir, vale lembrar que, da mesma maneira que a Mitsubishi, a Subaru construiu uma reputação graças a sua participação no WRC, o Campeonato Mundial de Rali, no qual conseguiu conquistar três títulos de construtores (1995, 1996 e 1997) e outros três de pilotos (com Colin McRae em 1995, Richard Burns em 2001 e Petter Solberg em 2003). Ao fim da temporada de 2008, contudo, a equipe retirou-se do campeonato.


Não por coincidência, aquele ano também marcou a despedida do Impreza WRX STI Sedan. Versão “civil” da máquina utilizada no WRC, o modelo deu lugar à configuração hatch que, verdade seja dita, não deixava nada a desejar em relação ao três-volumes. Para os fãs “puristas” da marca japonesa, porém, o legítimo WRX não existia mais. Agora, três anos depois, a Subaru atendeu aos pedidos desses fanáticos e voltou a disponibilizar a versão endiabrada do seu sedã médio.


Particularmente, prefiro os hatches aos sedãs, mas não há como negar que este STI tem um visual muito mais equilibrado e harmonioso que o hatch. De acordo com a Subaru, aliás, esta carroceria é mais aerodinâmica, e permite que o carro atinja 253 km/h, ou cerca de 5 km/h a mais que o outro. Atrás, o enorme aerofólio é o principal destaque do Impreza WRX STI.


O motor, por sua vez, não passou por alteraçõ­es e, cá entre nós, acho que nem precisava mesmo. O 4 cilindros com turbo e intercooler produz 305 cv e 40,1 mkgf de torque e trabalha em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas. A tração é integral — óbvio! — e conta com o sistema DCCD que possui três modos automáticos e um manual de bloqueio do diferencial.


Mas isso tudo não é novidade. A linha 2011 do Subaru Impreza WRX STI ainda traz suspensão com molas mais duras, barras estabilizadoras maiores e buchas reprojetadas. Tudo para proporcionar respostas mais ágeis ao volante, mas sem comprometer o conforto.


E por falar em conforto, é bom deixar claro que mesmo sendo derivado de um carro de competição, o WRX STI não “castiga” os seus ocupantes. Os bancos são de couro, o acabamento é impecável — assim como a ergonomia — e o carro ainda traz um sistema de áudio de primeira, com conexão Bluetooth.


Mas, afinal, você deve estar se perguntando, como ele se comporta? Muito bem, eu garanto. Aliás, bem até demais. O carro é muito mais equilibrado que o hatch do ano passado e já não transmite a impressão de que vai desgarrar a qualquer instante. Viajar com este Impreza é tão confortável que você até se esquece que está a bordo do mais recente WRX STI.


Contudo, quando decido acelerar fundo, superando o limite de aderência do veículo, o sedã passou a se comportar como um modelo com tração dianteira. Não importava o quanto eu “brincasse” com o seletor de bloqueio do diferencial central (que altera a distribuição do torque para os eixos), não percebi mudanças no equilíbrio do carro. É um contraste gritante com o Mitsubishi Lancer Evo, por exemplo, cujo sistema de tração computadorizado é capaz de fazer com que qualquer motorista mediano se sinta um novo Colin McRae. 


É preciso lembrar, porém, que o Subaru Impreza WRX STI é um automóvel feito para ser utilizado por motoristas comuns. Ninguém, em sã consciência, vai sair por aí num dia de semana dirigindo como se estivesse disputando a última etapa do WRC na qual o título está em jogo.
Clique nas imagens para ampliar.









O sedã japonês é um carro moderno, potente e extremamente equilibrado. Sem falar que se trata de um verdadeiro ícone para os aficionados por ve­lo­cidade. Assim, por tudo o que oferece, os R$ 220.000 que ele custa não parecem um preço muito alto.


**Fonte: http://carroonline.terra.com.br/noticia,7116,um-subaru-impreza-sti-azul-te-da-asas#

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