segunda-feira, 18 de abril de 2011

Range Rover Sport: tão esportivo quanto jipe


Por R$ 372.000, SUV da Land Rover traz conforto, entretenimento e desempenho estonteante.
Rodrigo Mora


Texto:
Lançado no Salão de Detroit de 2004, o Range Rover Sport é um dos SUVs que mais faz jus à classificação de utilitário esportivo. Para começar, não se engane pela aparência ou pelo nome: a versão aqui avaliada tem pouco a ver com os demais Range Rover. Sua plataforma, inclusive, não é a mesma, mas sim a do Discovery 4 (o segundo na hierarquia da Land Rover), encurtada em 14 cm no entreeixos. E está aí, justamente, uma das explicações para o comportamento surpreendente do lorde inglês.

Hatch?
Na prática, somente em alguns momentos lembramo-nos de estar ao volante de um utilitário de 2,8 toneladas, 4,78 m de comprimento e 1,79 m de altura. Isso porque, quando estacionado, o Range Rover Sport ativa sua suspensão a ar, rebaixando o veículo e facilitando o acesso. A posição de guiar lembra a de um SUV apenas quando olhamos, em nível inferior, os carros ao lado. Bastam alguns toques nos comandos elétricos do volante e do banco para que o jeito de pilotar se assemelhe ao de um esportivo.
Já na tocada, se havia alguma dúvida quanto à disposição do Rover Sport, ela imediatamente desaparece à primeira investida no acelerador. Os 63,7 kgfm de torque interrompem estupidamente qualquer conversa entre os ocupantes, que esperavam calmamente o semáforo abrir. A transmissão ZF de seis velocidades, com trocas manuais no volante e na alavanca (mais divertido) dá plenamente conta do recado, e passar dos 200 km/h é tarefa que o jipão quase desdenha. E tudo orquestrado por um ronco único e sedutor, sem ser escandaloso e incômodo.

Graças a rodas de 20 polegadas envolvidas em pneus 275/40 e o entreeixos mais curto, o Range Rover Sport impressiona também nas curvas. Naquelas que contornamos abusadamente, o SUV se manteve sob controle, com leve e previsível tendência de sair de lado. Não é difícil, no momento de uma curva feita de pé embaixo, imaginar uma zebra de autódromos sob os pneus.
Guardadas as devidas proporções, por alguns instantes o comportamento dinâmico do Range Rover Sport sugere muita semelhança ao de um hatch esportivo.
On Off-Road
Há tempos os utilitários esportivos não querem mais saber de lamas e trilhas – e este inglês é e não é exceção. Ele é um caso à parte porque o dia em que um Land Rover renegar as habilidades fora de estrada que tornaram a marca uma referência, a Inglaterra deixa de ter rainha.
Mas ele se junta ao time dos que só querem asfalto bom quando lembramos de suas rodas de 20 polegadas. Se já é previsível que o dono de um SUV desse naipe raramente suje-o de barro, fica quase impossível acreditar que alguém vai arriscar machucar as belas e sensíveis rodas numa pirambeira. Por mais absurdo que pareça, talvez fosse prudente contar com um jogo de pneus mais carnudos quando houver alguma aventura programada. Sobram predicados ao Range Rover Sport para sair do asfalto lisinho - só faltam sapatos mais apropriados.  
Chá das cinco
Lá dentro, conforto e luxo são próprios da principal linha da Land Rover. Fora os detalhes em madeira – a nosso ver sempre uma escolha duvidosa –, tudo esbanja bom gosto. O acabamento é impecável e os materiais utilizados são indefectíveis.
Além dos itens esperados num carro de R$ 372.000, causam empolgação o sistema de entretenimento traseiro (com fones de ouvido e controles individuais), a tela touch screen no centro do painel e o excelente som Harman Kardon.
Com bancos tão confortáveis, som de primeira linha e até DVD, o chá das cinco, uma tradição inglesa, não precisa mais ser tomado dentro de casa.
Veredicto:
  • 8,5 Ao lado de BMW X5 e Porsche Cayenne, é um dos SUVs mais potentes e prazerosos de guiar. E ainda leva a vantagem de entregar ao seu dono versatilidade e a certeza de superar qualquer obstáculo.
  • Prazer ao dirigir

    8,0 O V8 Supercharger e a transmissão de seis velocidades são brilhantes ao deslocar os 2.810 kg do SUV. O conjunto faz um carro de grandes proporções se movimentar como um hatch esportivo.
  • Ergonomia

    8,0 A posição de guiar pode ficar mais esportiva e os comandos estão bem situados ? destaque para a alavanca do câmbio, em localização privilegiada. Apesar de sóbrio, o painel tem boa leitura.
  • Conforto para o motorista

    9,0 Além do conforto próprio de um Range Rover, o motorista tem a comodidade de ajustar até mesmo o volante eletricamente, além de memorizar a posição escolhida.
  • Conforto para os passageiros

    9,0 Entediados com a longa viagem? Sem problemas: há DVDs individuais para quem vai atrás (com direito a fone de ouvido), além de aquecimento dos bancos e saída de ar-condicionado.
  • Praticidade

    8,0 Além do espaço, contribuem para o quesito o sistema que rebaixa a suspensão a ar para facilitar o acesso ao carro e a mini-geladeira sob o apoio de braço dianteiro.
  • Versatilidade

    9,0 Compre um e leve vários modelos: esportivo, aventureiro, familiar... E também combina com homens, mulheres, senhores e senhoras. Bem, com senhoras, não.
  • Diversão

    9,0 A diversão está tanto do lado de dentro, com boa oferta de gadgets e o grande teto-solar, quanto no ato de dirigir. Apesar do porte, o Ranger Rover Sport oferece belos momentos de alegria ao volante.
  • Visual

    8,0 As belas linhas clássicas podem ser interpretadas como ultrapassadas, mas a imponência é incontestável. Os faróis e lanternas de LEDs são um show à parte.
  • Tecnologia

    8,0 Suas principais credenciais são o Terrain Response, a tela central touchscreen e os já citados gadgets. Na segurança, são oito airbags.
  • Status

    9,0 Esse é o topo de uma das marcas mais desejadas e respeitadas do mundo.

    Ficha Técnica:


    Land Rover Range Rover Sport 2011 Supercharged 5.0 32V gasolina 4p automático seq. 4x4

    Dados técnicos
    Preço
    R$ 372.000
    Capacidade
    5 passageiros
    Velocidade máxima
    225 km/h
    0 a 100 km/h
    6,2 s
    Consumo urbano
    8 km/l
    Potência
    510 cv
    Torque
    63,7 kgfm
    Porta-malas
    958 litros
    Veja ficha técnica completa

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