A luz de serviço do motor geralmente indica que o sistema do veículo
possui algum tipo de avaria, o qual necessita reparo. Essa indicação
varia de fabricante para fabricante e, em alguns casos, dentro da mesma
marca, de veículo para veículo. Geralmente, é identificada por uma luz
no formato de um motor, por uma chave fixa ou simplesmente, uma sigla.
Na Volkswagen, por exemplo, utiliza-se o “EPC”, e no caso da Renault, há
a indicação “Service”.
Porém, devemos ter ciência de que, muitas
vezes, essa luz não indica alguma avaria grave, mas sim, que há algo
errado no sistema de injeção do veículo.
DIAGNÓSTICO DA FALHA
Assim ocorreu com um Renault Megane 2.0 16V
2007 Automático. Ao perceber que a luz de avaria estava acesa, o
proprietário encaminhou o veículo até a oficina para ter o diagnóstico
da falha. Após realizar a leitura do sistema no conector de diagnose do
veículo, verifiquei que nenhuma falha foi apontada. Também não havia
nenhum registro de falha na memória da ECU. Outra análise realizada foi
referente aos componentes elétricos do mesmo. Também não foi
identificada nenhuma falha de qualquer componente.
Em conversa com o proprietário,
questionei se recentemente havia sido realizado algum tipo de serviço
nos componentes do veículo. O proprietário respondeu que havia levado o
mesmo a uma casa de instalação
de acessórios e que o veículo começou a apontar essa falha quando
voltou. Assim, percebemos que o diálogo com o proprietário é uma etapa
muito importante para o diagnóstico de falhas em um veículo.
Muitas vezes, aconselho que antes de realizar qualquer intervenção, faça essa consulta junto ao proprietário.
Dessa maneira, comecei a
realizar uma nova análise para detectar se havia algo de errado e
percebi que o botão de acionamento do piloto automático estava ativado.
Deduzi que esta é uma rotina do
proprietário, apenas desligar o veículo quando chega a seu destino.
Então, provavelmente a função estava ativada quando o veículo chegou a
Casa de Acessórios. Lá, retiraram a bateria e ao reinstalar a mesma, a
ECU efetuou Reset com a função ligada.
Quando o motorista ligava o veículo e acionava esse botão nas três funções, ocorria então o acendimento da luz de avaria.
IMPORTANTE
Embora muitos reparadores não saibam,
sempre que for preciso retirar ou reinstalar a bateria, devemos conferir
se há alguma função do veículo ativada.
Principalmente se esta interfere diretamente no funcionamento do motor ou dos sistemas auxiliares a este.
Como este caso não remete a alguma avaria realmente, podemos simplesmente apagar essa indicação. Para tal, segue abaixo.
Espero que tenham gostado dessa dica que é
de grande valia em nosso dia-a-dia de oficina. Na próxima edição
estaremos aqui para auxiliar você. Até a próxima.
PROCEDIMENTO
O procedimento para apagar a luz é simples e não necessita da utilização de scanner:
1. Ligue o contato;
2. Acione o botão do piloto automático nas três funções sem dar partida no veículo;
3. Desligue a função do piloto automático;
4. Dê partida;
5. A luz deverá se apagar.
**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br
**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br
Olá, estou com esse problema mas não entendi o que significa "Ligue o contato" e identifico apenas duas funções no botão do piloto automático que são o limitador e o regulador.
ResponderExcluirContato e por o cartão apertar o botão sem pisarno freio é isso?
ResponderExcluirTenho uma gt 2009 2.0 at o mesmo apresentou a luz do airbag ea service foi constatado que seria necessário trocar a chave seta junto com a cinta para acabar com esse problema.
ResponderExcluirTenho uma gt 2007 o mesmo chegou em casa andando normal,no outro dia cedo quando fui ligar o carro da partida mas não pega! Oque pode ser que aconteceu alguem ai tem uma solução que pode me ajudar. Grato aguardo respostas
ResponderExcluirJá testei a bomba de combustível ela esta acionando normalmente.. A gasolina chega com força. Mas o carro vira o motor mas não liga
ResponderExcluirO meu também tá assim
ExcluirOlá meu megane ano 2007 motor 2.0 16v fica com a luz do abs acessa.. passaram o scaner indicou coroa da rida traseira direita mas o Rapaz que passou não sabe dizer o que é essa coroa poderia me ajudar ..m questão do botão do Altomatico o meu é só 2 posições
ResponderExcluir