Carolina Vilanova
Não que seja uma regra, mas para competir de igual para igual no mercado nacional, um carro bicombustível tem mais vantagem em relação ao que é movido somente a gasolina. Por isso, a cada ano que passa vemos mais gringos se adaptando ao nosso tanque de combustível e até as picapes e utilitários esportivos médios estão se encaixando nessa condição. Tudo começou com a Chevrolet S10 em 2007, depois veio a Mitsubishi L200, a Toyota Hilux e mais recentemente a Ford Ranger.
O coletor de admissão é confeccionado em plástico, que melhora a passagem dos gases, reduz o calor e proporciona maior eficiência volumétrica. Já o coletor de escapamento é projetado em aço inox, para otimizar a eficiência do catalisador, ou seja, reduzir emissões. Duas árvores de balanceamento, que rotacionam em sentidos opostos, anulam forças de vibração, resultando num funcionamento suave e silencioso.
Ficha técnica
Motor Toyota VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC
Potência (cv/ rpm) 163/5.000 (Etanol) 158/5.000 (Gasolina)
Torque (kgf.m/rpm) 25,0/3.800
Cilindrada (cm3) 2.694
Diâmetro x curso do pistão (mm) 95,0 x 95,0
Taxa de Compressão 12,0:1
Alimentação Sistema de injeção eletrônica (tipo EFI)
Em ambas as versões, picape e SW4, a Hilux oferece o câmbio automático de 4 velocidades, que demonstrou eficiência no conjunto com o motor, com trocas suaves, apesar de não serem tão rápidas, mas precisas. Em relação à tração, o modelo pode ser equipado com três tipos: 4x4, com a caixa de transferência mecânica que distribui o torque entre as quatro rodas; 4x2 com a tração apenas na traseira; e 4x4 reduzida. Para engatar o sistema, foi colocada uma alavanca ao lado do câmbio.
Robustez e estabilidade se mantiveram intactos mesmo na versão Flex da Hilux. O sistema de suspensão dianteiro é independente, com barra estabilizadora, braços duplos triangulares e molas helicoidais. A traseira foi desenhada para suportar qualquer tipo de aplicação, de acordo com a marca, contando com um eixo rígido com molas semi-elípticas de duplo estágio. Dessa maneira, a picape se comporta com muita suavidade e conforto, apesar de ser “pau para toda obra”. No modelo SW4, a suspensão traseira é diferente para melhorar o conforto: do tipo independente, com braços 4-link.
Traseira Eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio
Direção Hidráulica - pinhão e cremalheira
Freios Dianteiros Discos ventilados com ABS
Traseiros Tambor com LSPV (válvula proprocionadora sensível à carga) e ABS
Pneus 265/70 R16
Rodas Liga leve R16 7JJ
Essas são as características mecânicas da picape e do utilitário esportivo da Toyota, que no geral mostram um conjunto robusto e bastante durável. A versão equipada com motor Flex pode ser encontrada nas versões SR e SRV, topo de linha, e oferece uma série de equipamentos de série e opcionais. Itens de segurança como freios ABS nas quatro rodas, airbag duplo frontal e travamento das portas por controle remoto estão presentes em todos os modelos.
**Fonte: http://www.omecanico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário