sexta-feira, 15 de abril de 2011

• Coreanos em evidência: Kia Sou Flex e Sportage apostam na jovialidade da marca

Os números projetados para o mercado brasileiro em 2011 são ousados, mais de 100 mil veículos comercializados, e tem como protagonistas os dois modelos mais vendidos da marca
Carolina Vilanova
O universo dos coreanos cresceu entre os brasileiros. Primeiro com a Hyundai, que emplacou o Tucson como um dos utilitários mais vendidos do país, e depois com a Kia, que mexeu com o mercado, principalmente, com o lançamento do diferente Kia Soul e do sedã Cerato. É fato que as vendas cresceram no último ano, até dobraram, mas a expectativa é de ainda mais adeptos depois da chegada de dois novos produtos: o Kia Soul Flex e a Sportage, em sua terceira geração.
Em 2010 a marca vendeu 54.445 veículos no Brasil e as ambições para esse ano não são fracas: comercializar 104 mil unidades, quase o dobro do ano passado. Suas fichas estão concentradas nos dois novos modelos, que têm condições de cumprir a meta, afinal, chegam com novidades, beleza e muito conforto, mostrando a nova cara da Kia, cheia de modernidade e esportividade, com preços acessíveis e uma boa retaguarda de pós venda, com 150 pontos de distribuição para os brasileiros. 
Soul Flex: jovem e bicombustível A grande sacada do Kia Soul Flex é o sistema de injeção eletrônica bicombustível, o primeiro veículo coreano com essa avançada tecnologia, que nesse caso é exclusiva para o mercado brasileiro e foi desenvolvida em parceria com a Bosch. O modelo já era considerado um divisor de águas dentro da Kia, agora vai mexer com o consumidor brasileiro, num contra-ataque de peso, incluindo tudo o que o nosso público quer, inclusive preços acessíveis, já que começa numa versão bem completa com o valor sugerido de R$ 52.900,00.
Seu forte apelo entre os jovens certamente é o ousado design, definido como descolado pelos executivos da marca. Disponível em sete versões, o desenho marcante do carro não apresenta alteração na nova gama, continua desfilando linhas modernas r harmoniosas, com aquele estilo quadradão que conquistou a moçada.
Por dentro, muita tecnologia e conforto, amplo espaço e uma diversidade de porta-trecos, que agradam, principalmente, as mulheres. Aliás, a única mudança no desenho foi a maçaneta das portas, que antes era embutida e agora é destacada para fora, justamente para atender aos anseios femininos.
Todas as versões são equipadas com motor flex 1.6 litros com comando duplo para as 16 válvulas. A taxa de compressão e alguns componentes foram modificados para receber o etanol. Sendo assim, o propulsor teve aumento de potência, entregando 126 cavalos com uso de gasolina e 130 cavalos com uso exclusivo do álcool, ambos a 6.300 rpm. O torque máximo é de 157 N.m a 4.500 rpm e 161,9 N.m a 5.000 rpm, respectivamente.
Para completar o trem de força, a Kia oferece duas opções de transmissão, a caixa mecânica de 5 velocidades e três de câmbio automático com 4 velocidades. A direção elétrica é outro diferencial que confere muito conforto ao conjunto, facilitando nas manobras. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Os freios podem ter o auxílio do ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) e do EBD (distribuição eletrônica de frenagem). 
O crossover Kia Soul, com seu desenho jovem e motor bicombustível promete ser um dos destaques da marca no ano de 2011, até o ano passado representava 24% da vendas da Kia no Brasil. Um produto que é cara da Kia e que juntamente com os outros modelos da gama, colocam a marca em evidência no Brasil.
Kia Sportage: requinte e jovialidade Depois de um jejum de quase um ano, o utilitário Kia Sportage finalmente volta a ser comercializado, agora na sua 3ª geração. Cheio de tecnologia e requinte, o modelo vem para reforçar a gama da Kia, depois de uma plástica geral. “É um carro totalmente diferente”, afirma a engenharia da marca. E eles têm razão, pois o desenho ficou bem distinto do modelo antigo, acrescido de muita tecnologia e equipamentos de segurança de última geração.
O visual externo chama atenção em primeiro lugar e, depois, quando você entra no carro percebe que a evolução continua, tanto na qualidade dos materiais de acabamento quanto nos itens de conforto e amplo espaço para todos os passageiros. O DNA da Kia é marcante no Sportage, principalmente olhando de frente, a grade frontal e o formato dos faróis. Ousadia e espírito jovem também são características do modelo, que tem preços a partir de R$ R$ 83.990,00 para as versões de entrada e chegam a R$ 105.900,00 para as versões top de linha.
O novo Kia Sportage vem equipado com propulsor 2.0 litros, gasolina, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT, capaz de entregar 166 cavalos a 6.200 rpm. O torque máximo de 20,1 kgm é alcançado em 4.600 rpm. Para esse modelo a Kia oferece duas transmissões: manual de 5 velocidades ou automática de 6 velocidades com opção de troca sequencial.
Para completar o pacote mecânico, o novo Sportage tem disponível versões com tração 4x2 e uma com 4x4 full-time. A suspensão é independente do tipo McPherson na dianteira e independente Multi-Link na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas com opção de ABS com EBD.
Uma gama de equipamentos estão disponíveis para as diferentes versões, como acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica e setas e rádio CD/MP3 com controle no volante, entrada auxiliar, USB e extensão para iPod.
Estão disponíveis também para as versões top ar-condicionado digital com controle independente frontal dual zone, dez airbasgs, controle eletrônico de estabilidade, banco do motorista com ajuste elétrico e oito opções de variação, chave smart key com botão start, piloto automático com controles no volante e câmera de marcha a ré com visor LCD de 3,5" no espelho retrovisor interno, teto solar elétrico duplo panorâmico one touch com sistema anti-esmagamento e espelho retrovisor interno com anti-ofuscamento automático eletrocrômico.
O Kia Sportage chega como um utilitário esportivo de responsabilidade, já que as previsões são de 16 mil unidades nesse ano. O modelo representou em 2010, 14% do mix de venda da marca aqui no Brasil. Tendo na concessionária para vender, aposto que tem muito brasileiro interessado em comprar. Ainda mais com todos esses atributos e uma ótima dirigibilidade.

**Fonte: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=581&edid=48&topicid=3

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