Hoje estivemos no evento de lançamento do Chery QQ, que ocorreu no Rio de Janeiro a bordo do Pink Fleet, que navegou pela Baia da Guanabara. Bom, o QQ chega para oferecer uma boa relação custo x benefício, visto que por R$22.990 ele traz uma série de itens inexistentes nessa faixa de preço.
A Chery diz que não quer o título de carro mais barato do Brasil, mas o preço sugerido do QQ não dá margem para outro comentário, ele é sim o mais barato do país. De qualquer forma, isso não significa que ele é o mais despojado, como sempre aconteceu em nossos conhecidos populares feitos aqui.
O QQ tem um visual “fofo”, segundo opinião feminina presente no local e própria definição da Chery. Realmente seu estilo é mais alegre, devido à aparência infantil do conjunto de faróis e grade. Pelo que pudemos observar, o QQ deve agradar mais o consumidor feminino.
Completinho
Pequeno, o QQ traz detalhes arredondados em várias partes, como faróis, retrovisores ou maçanetas das portas, por exemplo. Seu tamanho é bastante bom para uso urbano, já que é mais fácil de estacionar e cabe em vagas menores.
Disponível em pacote único, o QQ já vem com ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD/MP3/USB, faróis de neblina, lavador/desembaçador traseiro, brake-light, lanterna de neblina, entre outros itens.
O que se nota é a falta de rodas de liga leve, que no lugar foram introduzidas rodas de aço sem calotas. Poderia ter pelo menos calota. Outro detalhe que chama a atenção são as saias laterais e defletor de ar traseiro, introduzidos nesta versão para o Brasil. Estranho em um carro de aparência nem um pouco esportiva.
Com cores chamativas, além das tradicionais, o QQ quer fazer a alegria de muita gente que pretende ser o primeiro carro ou apenas quer um segundo carro mais barato e econômico, sem abrir mão de itens de conforto e segurança. Falando nesta última, o modelo traz ABS e airbag duplo.
A Chery fez algumas modificações no QQ para ser vendido no país. Notamos que o interior tem partes pretas e um tom mais escuro que o tradicional bege em outras. O tecido dos bancos não é em veludo como do modelo exposto no Salão do Automóvel, mas é razoável para a faixa de preço.
O banco traseiro agora é bipartido e tem apoios de cabeça móveis, que se encaixam no encosto. Um destaque do QQ é o painel digital, que conta como medidor de consumo instantâneo, além das informações convencionais. Em um tom azul, ele pode ter sua luminosidade regulada até ficar sem cor.
Por ser um carro mais urbano, não exija muito espaço do QQ. Ele até tem boa altura interna, mas tanto na frente como na traseira, o espaço é pequeno, em como seu porta-malas, onde cabem 190 litros.
Flex
Como já dissemos, o QQ chega para vender 12.000 exemplares este ano, ajudando a Chery na meta de emplacar 25.000 carros em 2011. Com três anos de garantia e assistência 24 horas, além de uma rede que terá 100 concessionárias no final do ano, a Chery quer fazer do QQ seu maior sucesso por aqui.
Para completar esse objetivo, o “fofo” chinês terá motorização flex a partir de 2012. O motor, no entanto, será outro. Um moderno 1.0 que atualmente só equipa o S18 (Riich M1) na China.
O QQ só terá transmissão manual, já que lá fora ele também tem versão automatizada EZ-Drive. Infelizmente este item está fora de cogitação no QQ por aqui, mas estará presente no S18, modelo que será feito pela Chery em Jacareí – SP. O S18 será um intermediário entre QQ e Face.
Agora o QQ está aí, pronto para enfrentar a dura concorrência nacional e até chinesa, como o conhecido Effa M100. O pequeno “fofo” da Chery tem seus argumentos para tirar o consumidor do popular tradicional e oferecer algo mais do que o estritamente necessário.
Será que vai mudar o pensamento de muita gente a esse respeito? Vamos ver com o tempo. Pelo menos agora não poderemos falar que o mais barato do Brasil é mais um “peladão”.
**Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br
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