Conforme foram relatados nos meses que se passaram a respeito de alguns detalhes do Honda Civic 1.4/1.5/1.6 16V, trago outro esquema elétrico diferente do motor 1.6 16V (B16A2) e (D16Z7) 1991/95, esquema ao lado.
Apresento neste mês o procedimento para ajustar a marcha lenta do motor e também a respeito do código de falha nº 165.
Muitas vezes, nós, mecânicos, tentamos ajustar a marcha lenta somente no parafuso do corpo TBI e aparentemente fica normal. Horas depois ou dias depois, o cliente está novamente reclamando da oscilação, marcha lenta alta, apaga quando para na esquina, etc. Há um procedimento para ajuste da marcha lenta desses motores do Honda Civic com distribuidor, conforme a tabela abaixo:
Procedimentos:
1 - Ligar o motor e aquecer até disparar o eletroventilador pela 2ª vez;
2 - Acelerar o motor aproximadamente em 3000 RPM por 1 minuto;
3 - Deixar o motor estabilizar a marcha lenta;
4 - Desligar o conector da válvula do controle da marcha lenta (Fig. 01);
5 - Não acionar o pedal do acelerador;
6 - Ajustar a marcha lenta no (parafuso - TBI) (Fig. 02);
7 - Desligar ignição;
8 - Religar o conector da válvula do controle da marcha lenta;
9 - Remover o fusível do rádio da caixa de fusível, por 10 segundos;
• 10 - Ligar o motor e deixar funcionando em marcha lenta até que se estabilize;
• 11 - Confira a marcha lenta sem nenhuma carga ligada.
Sonda Lambda:
A respeito do código de falha referente ao nº 165 = Relé de aquecimento da sonda lambda, todas as vezes que apresenta esse código, a falha não se caracteriza ao relé da sonda e sim à própria sonda lambda.
Muitos mecânicos questionam a respeito dessa falha por que na troca da sonda continua apresentando o mesmo defeito. Muito bem, então vamos analisar a causa da falha e por que continua apresentando o mesmo código de falha após a troca da sonda.
Ao apresentar o código de falha 165 = Relé de aquecimento da sonda lambda pode analisar com multímetro na escala ôhmica que a resistência está aberta (isto é, rompeu a resistência interna da sonda ou houve uma alteração muito brusca da resistência), caracterizando o código de falha 165 = relé de aquecimento da sonda no caso do Honda Civic com distribuidor.
Outro detalhe é na hora da troca da sonda lambda: não posso colocar qualquer sonda lambda no veículo, tenho que analisar as características da sonda lambda e se é compatível com o veículo, caso contrário, estou colocando mais um defeito no veículo.
No caso do Honda Civic com distribuidor, a resistência da sonda é aproximadamente 10 ohms, segue uma tabela abaixo de sequência da emendas dos fios para montagem de uma sonda universal:
Procedimentos de teste da sonda lambda pela Honda:
1 - Verificar se o motor está com temperatura ideal de funcionamento, 95ºC a 100ºC;
2 - Chave de contato (ignição) desligada;
3 - Dar partida no motor;
4 - Deixar o motor funcionar por um minuto a 3.000 RPM;
5 - Fazer um (Jumper) nos terminais de diagnóstico (2 pinos) de serviço;
6 - Desligar a chave de contato (ignição);
7 - Desconectar o conector da sonda lambda;
8 - Alimentar a resistência da sonda lambda direto da bateria; ver esquema em observações abaixo:
• Pino 3 da sonda = Polo positivo da bateria.
• Pino 4 da sonda = Polo negativo da bateria
9 - Dar partida no motor e deixar funcionar durante 2 minutos em 750 +/-50RPM;
10 - Logo após, acelerar 2 a 3 vezes para descontaminação do escapamento;
11- Fazer comparação conforme tabela abaixo:
• Pinos 1 e 2 acelerando a 4.500 RPM no mínimo (0,6 Volts no mínimo)
• Pinos 1 e 2 desacelerando (0,4 Volts no mínimo).
Desde já, agradecemos pelas recomendações, comentários e elogios que a Dicatec tem recebido pelo e-mail, fone e fax de todo o Brasil. A respeito do apoio técnico, a Dicatec direciona esse serviço somente para alunos e clientes cadastrados.
Gostaria de compartilhar e ajudar a todos mas são normas da própria empresa.
Confira no site do jornal Oficina Brasil o diagrama da injeção eletrônica deste modelo.
**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br
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