Nesta edição e com a sequência de número 31 no Jornal Oficina Brasil, veremos os detalhes do sistema de freios ABS fabricado pela Aisin, e com aplicação na linha Toyota mais antiga, mas que, frequentemente, está presente nos centros de reparação automotiva.
Este sistema de controle de freio antiblocante está presente em quase todos os veículos que eram importados para o Brasil na década de 90. A aplicação, há mais de quinze anos, mostra uma realidade diferente dos sistemas mais atuais e modernos, com uma unidade hidráulica separada da unidade eletrônica.
Vamos aos detalhes do Toyota Camry 2.0 ano 1995:
Alimentação elétrica:
Neste sistema, temos o aterramento direto feito por dois pinos: o A02 e A015, e a alimentação positiva está ligada do pino A25 diretamente à bateria, passando pelo fusível F19, e alimentação pós-chave de ignição do pino A03 ao comutador, passando pelo fusível F08.
Uma curiosidade neste sistema do Camry: os relés do módulo do ABS e modulador da bomba de recalque estão fora da ECU eletrônica; é um conjunto de alimentação separado das unidades do ABS (veja a foto na matéria).
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU
Fabricada pela Aisin, temos dois conectores somando 42 pinos, divididos em conector A e conector B. O conector A possui os pinos de número 01 ao 26, e o conector B do número 01 ao16.
O interruptor de pedal de freio está ligado à ECU pelo pino B06 e ao sistema de elétrico pelo fusível F12.
A lâmpada de anomalia é acionada pelo pino B13 com aterramento, e está ligada ao fusível F15.
Como neste sistema temos as unidades eletrônica e hidráulica separadas, a comunicação entre elas é feita seguindo a tabela abaixo:
ECU ABS UNIDADE HIDRÁULICA
A14 01
A13 02
A06 03
A18 04
A26 05
A01 06
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA CAMRY 1995
ATERRAMENTO A02 – A15
POSITIVO A12 – A25
Unidade Hidráulica
Localizada próximo ao cilindro-mestre de freio temos a unidade hidráulica.
Este controle hidráulico do sistema antiblocante de freio é do tipo quatro canais, um para cada roda do veículo.
São quatro os canais de controles de frenagem com uso de bomba de recalque.
Para o controle de isolação ou redução de pressão, temos oito solenóides que estão dentro da unidade hidráulica:
• Isolamento traseira direita;
• Diminuição traseira direita;
• Isolamento traseira esquerda;
• Diminuição traseira esquerda;
• Isolamento dianteira direita;
• Diminuição dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Diminuição dianteira esquerda.
Sensores
São do tipo indutivo, ligados diretamente a cada uma das rodas do veículo. Temos um anel dentado fixo na homocinética, que serve de variador de intensidade de sinal do sensor.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Traseiro esquerdo – pinos B01 e B09
Traseiro direito – pinos B08 e B16
Dianteiro esquerdo – pinos A09 e A18
Dianteiro direito– pinos A03 e A16
Comentários ao reparador
Uma grande curiosidade na linha Toyota Camry refere-se ao diagnóstico. Primeiramente, que em muitos casos que temos no dia a dia da reparação automotiva ocorre o acendimento da lâmpada de anomalia após ser desconectada a bateria, ou seja, após um serviço em que foi necessário desligar a alimentação elétrica do veículo, o sistema de freio ABS não tem seu reset automático, indicando falta de alimentação, e somente via scanner automotivo com programa específico é que poderemos apagar este código de falha armazenado.
**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br
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