Abordaremos nesta edição o sistema de injeção eletrônica do Chrysler Stratus V6 com e sem code, que apresenta bastante problema no módulo de injeção por conta do gel protetor que é utilizado na caixa da ECU.
Os problemas ocorrem pelo simples fato de o nosso clima ser bem mais quente do que o dos Estados Unidos. A cada variação de temperatura, esta massa comprime e expande. Além disso, apesar de ser um veículo com bastante idade em nosso pais, muitas pessoas desconhecem seu funcionamento. Assim, apresentaremos alguns detalhes por nós diagnosticados até este momento.
Este veículo apresenta distribuidor, em que é possível extrair sinal de fase, proveniente de um sensor localizado dentro dele. Possui também um amplificador de sinal da faísca e bobina, sendo transferida a faísca através da tampa pra os demais cabos.
É preciso tomar muito cuidado ao diagnosticar este veículo porque ele possui algumas características diferentes da que conhecemos. Quando medimos a tensão de alimentação no sensor de rotação (pinos B44 e B43) temos de medir também a tensão em torno de 8 volts e não 12 volts ,como acontece nas maiorias dos carros nacionais.
O mesmo teste aplica-se quando medimos o sensor de fase (pinos B44 e B43). Eles têm de apresentar a mesma alimentação do sensor de rotação, em torno de 8 volts entre os dois terminais. O retorno do sensor de rotação para o módulo dá-se pelo pino A32, e do sensor de fase, pelo pino A33, conforme mostrado na figura 1.
É importante observar que nunca se deve aplicar 12 volts nos fios destes sensores, pois do contrário pode-se danificar o módulo. Outro defeito característico deste veículo apresenta-se no momento que viramos a chave de ignição e a luz do painel (check engine) não acende. Neste caso, procedemos da seguinte forma: medimos a alimentação do módulo (pinos A10 ,B47 e B50) onde iremos visualizar terra.
Em seguida, medimos a tensão no pino B46 onde teremos 12 volts contínuo. O próximo passo é medir a tensão no pino A20, onde encontraremos 12 volts quando virarmos a chave de ignição. Se todas estas condições estiverem conforme comentado anteriormente, o problema é no módulo de injeção havendo a necessidade de reparo ou troca. É preciso lembrar que não existe mais módulo novo para este veículo, há somente recondicionado pelo fabricante, que é a Mopar.
Outro defeito comum nesta central é que não sai a tensão de 8 volts para os sensores de rotação, sendo que o problema é dentro da central de injeção. Já houve um caso aqui na oficina em que tínhamos 4,6 volts na saída do módulo. Medimos e isolamos os dois sensores e foi constatado também que era problema na central da injeção.
Este módulo apresenta mais uma característica que é o controle da carga do alternador. As centrais de injeção com conector preto no módulo identifica que ele é sem code, e com conector cinza, é com code. Possui controle ventoinha alta e baixa, comandadas pelo módulo.
**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br
No caso do stratus v6 ano 96 ele possui imobilizador
ResponderExcluirGoste da orietacao pogue meu irmao esta sofrendo com um na oficina
ResponderExcluirA onde posso mandar o meu módulo pra ser concertado
ResponderExcluirBoa tarde Posso colocar módulo plug preto no carro com plug cinza ?
ResponderExcluirCortando a trilha do móduloplug preto
ele encaixa no plug cinza do carro.
Boa tarde, meu crysler stratus 1998, está ficando com a lus amarela do check engine aceso direto o que pode ser, esta também quando engato a marcha de e a d do drive está demorando entrar e quando entra dá um tranco mas anda normalmente está fazendo um barulho abaixo do motor do lado esquerdo creio eu q e na caixa de direção e um barulho parecido com grilo seguido de estalos o q pode ser, aguardo a resposta e agradeço se me orientarem o q devo fazer.
ResponderExcluirBom dia vcs fazem conserto desse módulo com conector preto?
ResponderExcluirEu tenho um stratus v6 pra tira pecas
ResponderExcluir41 997047999