Os dois modelos chegaram somente no final de 2007. Por isso ainda não frequentaram muitas oficinas, mas são modelos muito utilizados por taxistas, frotistas e locadoras, e, nesses casos, as oficinas independentes são responsáveis pela manutenção, além de as garantias de fábrica de muitos modelos já vendidos estarem vencendo.
Então, mesmo que não trabalhe com os profissionais citados acima, fique atento às dicas, porque logo os proprietários comuns também irão precisar dos serviços de manutenção para estes modelos.
Os dois veículos têm mecânica simples, com fácil manutenção e baixo custo. A disponibilidade de peças é boa, segundo o conselho, exceto alguns problemas pontuais como os mencionados pelos conselheiros Paulo Aguiar e Danilo Tinelli.
Injeção eletrônica
Exceto os modelos fabricados a partir de 2010 que utilizam Valeo, com diagnóstico feito apenas em scanner das concessionárias, os Renault Sandero e Logan são equipados com sistema de injeção eletrônica Siemens Sirius 3134, do tipo semissequencial, ou seja, não possui sensor de fase para reconhecer o primeiro cilindro; então a injeção é feita banco a banco, o que, apesar de não prejudicar o desempenho, afeta diretamente no consumo.
O cálculo da massa e densidade do ar admitido é feito com base nas informações de um sensor de pressão absoluta e um de temperatura do ar, ambos posicionados no coletor de admissão. Mas, ao contrário do comum, não estão na mesma peça.
A modernidade neste sistema fica por conta dos dois sensores de oxigênio do tipo planar, um antes e outro após o catalisador, que não está numa posição favorável para aproveitar a temperatura dos gases de escape e atingir rapidamente os 300°C e ter total eficiência.
A bomba de combustível pode ser acessada por uma abertura em baixo do banco traseiro e possui o regulador de pressão integrado, com retorno de combustível feito após o filtro de combustível. A pressão de trabalho é acima de 4,5 bar e a vazão do sistema é de 3,4 l/ min.
Motor
O motor K7M, utilizado nos Renault Sandero e Logan, utiliza correia dentada de distribuição, com fácil acesso para substituição, exigindo apenas a retirada do coxim superior do motor e o pino para posicionar o virabrequim no PMS do primeiro cilindro.
O motor K7M, utilizado nos Renault Sandero e Logan, utiliza correia dentada de distribuição, com fácil acesso para substituição, exigindo apenas a retirada do coxim superior do motor e o pino para posicionar o virabrequim no PMS do primeiro cilindro.
Os tuchos são mecânicos; é preciso conferir periodicamente, e, caso seja necessária, a regulagem da folga de válvulas, em função de desgastes ou deformações das partes móveis. As folgas devem estar entre 0,10 e 0,15 mm para as válvulas de admissão, e entre 0,25 e 0,30 mm para as válvulas de escapamento.
Para facilitar o ajuste, coloque o primeiro cilindro em combustão e faça a regulagem das válvulas de admissão dos cilindros 1 e 2, e das válvulas de escape dos cilindros 1 e 3. Em seguida, coloque o quarto cilindro em combustão e regule o restante.
A troca de embreagem exige a remoção do quadro de suspensão para permitir a passagem da caixa de câmbio. Quando for efetuar este serviço, não se esqueça de incluir no orçamento o fluído da direção hidráulica e a troca do líquido de arrefecimento.
Sempre que for preciso remover o cabeçote, instale parafusos novos, pois o aperto angular faz com que eles estiquem cerca de 1 mm, impedindo sua reutilização, sob o risco de danificar a rosca no bloco do motor ou não manter o torque aplicado.
Importante
Neste motor, o primeiro cilindro é o que está localizado mais próximo ao volante do motor.
Freios
A espessura mínima que os discos de freio dianteiros podem ter é 10,5 mm, porém o conselho alertou para que não seja feita retifica e sim a substituição quando forem trocadas as pastilhas (sempre estão com alto desgaste), pois podem sofrer empenamento mais facilmente.
Devido à exposição dos flexíveis de freio traseiro, ele é facilmente alcançado por animais domésticos. O conselheiro Júlio diz já ter recebido duas ocorrências em que foram roídos, provocando vazamento.
Os tambores de freio traseiro integram também o cubo de roda, sendo assim é necessário soltar a porca que o prende ao eixo e um extrator para removê-lo da ponta de eixo. Em caso de substituição do tambor, é preciso passar o rolamento para o novo, mas, para isso, é preciso bastante cuidado na remoção e instalação.
Não se esqueça de remover o anel trava antes de levar o tambor à prensa para remover o rolamento, que, caso sofra queda ou pancadas durante o processo, deve ser substituído, já que certamente será danificado. O diâmetro máximo que o tambor pode ter é 204,45 mm e a porca do cubo deve ser apertada com 175 Nm de torque.
Dica
O sensor de oxigênio pós-catalisador serve apenas para monitorar a eficiência do catalisador, e, por isso, ao analisar o sinal emitido por este sensor, o valor lido estar abaixo de 450 mV e com pouca oscilação.
O conselheiro Sergio Torigoe recomendou atenção a este sensor quando o veículo apresentar luz de injeção acesa sem falha aparente. Ele já recebeu dois modelos em que foi quebrado por alguma pancada.
O sensor de oxigênio pós-catalisador serve apenas para monitorar a eficiência do catalisador, e, por isso, ao analisar o sinal emitido por este sensor, o valor lido estar abaixo de 450 mV e com pouca oscilação.
O conselheiro Sergio Torigoe recomendou atenção a este sensor quando o veículo apresentar luz de injeção acesa sem falha aparente. Ele já recebeu dois modelos em que foi quebrado por alguma pancada.
O que muda? Motor 1.6 16 V
Troca da correia dentada
Nos motores 1.6 16 V, além do pino para posicionar o virabrequim no PMS do primeiro cilindro, também é preciso instalar a ferramenta para travar os comandos de válvulas, e, para isso, basta remover as tampas na parte traseira do cabeçote.
As polias dos comandos não são travadas por chavetas e devem ser soltas para facilitar o assentamento da correia.
Aperte as polias com 30 Nm e depois, mais 80 graus de aperto angular, mas somente após realizar o tensionamento da nova correia. Para apertar a polia do virabrequim, o ideal é ter uma ferramenta para travar o volante, pois o aperto deve ser de 40 Nm mais 145 graus.
Importante
Sempre utilize uma chave para segurar as polias antes de soltá-las. A trava dos comandos serve apenas para que não saiam da posição; se utilizar como apoio para soltar as polias, certamente irá danificar os comandos e a ferramenta.
Remoção da tampa de válvulas
Neste motor, a tampa de válvulas integra também os mancais dos comandos de válvulas, por isso é responsável pela fixação. Então, quando for removê-la, é preciso muita atenção. Solte primeiro a tampa do decantador de óleo e, depois, a tampa de válvulas, seguindo uma espiral de fora para dentro, de forma progressiva, para evitar danos irreversíveis.
Dica
Para instalar os comandos de válvulas, observe os entalhes na parte traseira do comando, onde a ferramenta para troca da correia dentada é instalada. Traçando uma linha horizontal no centro, os entalhes, que são fora de centro, devem estar na parte debaixo desta linha no ato da montagem.
Nesta mesma posição observe para qual lado o came mais próximo desta extremidade do comando aponta. Se for para a direita, este será o de admissão. Se for para a esquerda, será o de escapamento.
Informações extraídas do manual
de reparação Mecânica 2000. Para saber mais visite: www.mecanica2000.com.br
Sistema de ar condicionado do Logan / Sandero
O Logan/Sandero possuem um sistema de ar condicionado com filtro secador na linha de alta e válvula de expansão e um compressor de pistões de fluxo variável Sanden.
Um dos maiores problemas deste sistema está relacionado ao evaporador.
Até 2010, as caixas evaporadoras não vinham com filtro antipólen, o que causava acúmulo de sujeira no evaporador, reduzindo a passagem do fluxo de ar, mal cheiro e falta de eficiência no sistema, além de entupimento do dreno do fundo da caixa evaporadora, resultando em transbordo e gotejamento de água de condensação no interior do veículo.
O dreno é de difícil acesso, sendo muito difícil soprá-lo sem retirar a caixa de ventilação.
O evaporador também é uma peça que já está apresentando vazamentos.
Para acessar o evaporador para limpeza ou troca, é necessário retirar a caixa de ventilação, removendo todo o painel.
Alguns evaporadores encontrados no mercado de reposição têm dimensões ligeiramente maiores, comprometendo o serviço de troca.
É possível adaptar um filtro antipólen nos modelos que não têm mas, mesmo assim, o filtro fica posterior ao ventilador. Este, por sua vez, pode receber sujeira do exterior e ficar desbalanceado, afetando a sua durabilidade.
Fotos:
Ficha Técnica, clique para ampliar:
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