sexta-feira, 29 de abril de 2011

Parar é o forte do novo Volvo S60


Alexandre Akashi
O motor de seis cilindros em linha desenvolve 304 hp de potência e torque máximo de 440Nm, mas o grande destaque do sedan de luxo da marca é o sistema que faz o carro brecar.

Eletrônica embarcada a favor da segurança. O conceito Volvo de mobilidade passa por esta premissa, uma vez que os executivos da marca deixaram claro: “Nossa meta é que em 20 anos nenhum ser humano sofra ferimento fatal causado por um veículo Volvo”. Este é um objetivo muito ousado, e para tanto a montadora tem investido muito em tecnologia para evitar ou minimizar os efeitos de um acidente.

O mais moderno recurso já desembarcou no Brasil, a bordo do novo S60, sedan de luxo na faixa de R$ 169 mil, que traz duas tecnologias bastante interessantes. A primeira é o detector de pedestres e, a segunda, o piloto automático adaptativo.
No primeiro, sensores localizados na frente do veículo identificam o formato de pessoas e, em caso de colisão evidente, o sistema aciona automaticamente os freios.
Segundo a fábrica, em velocidades até 35km/h o carro para imediatamente e evita o atropelamento. Acima disso, os freios são acionados, mas sem garantias de parar o carro por completo.

Em test-drive realizado na cidade de Itupeva, em São Paulo, em pista fechada e especialmente montada para o evento, foi possível testar o dispositivo, que é acionado automaticamente assim que o carro é ligado.
A eficiência do sistema surpreende. Funciona mesmo. No teste realizado, a parada foi total, mas sem nenhuma sutileza. O sistema literalmente enfia o pé no freio. Pode parecer bobagem, mas uma freada brusca a 20km/h dá um tranco bem forte nos ocupantes, por isso é obrigatório o uso de cinto de segurança no banco de trás.

Apesar de o sistema estar sempre ligado, em caso de tráfego em vias com muitos pedestres, ele somente é acionado caso identifique uma situação de risco sem ação eminente do motorista. Antes de parar o veículo, sinais de alerta sonoro e visual são emitidos.

Anda e para
Já o piloto automático adaptativo é um item considerado de série nos veículos Premium, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, e oferecido como opcional em alguns topos de linha de montadoras mais populares, como o Volkswagen Passat. A ideia é a mesma de sempre. Um radar, sensores e uma central eletrônica monitoram o veículo que vai à frente e controlam a aceleração e freio do Volvo.

Ao motorista, cabe escolher o nível de distância que quer manter do veículo da frente e ajustar a velocidade de cruzeiro. Pronto. Não precisa fazer mais nada, somente prestar atenção às curvas e, no caso do Brasil, nos buracos das vias. Se o carro da frente acelera, o S60 acelera junto (até o limite escolhido pelo condutor); se freia, o Volvo desacelera junto, até parar, se necessário. Se um carro entra na frente, desacelera até o limite mínimo de distância ser atingido e, quando se muda de pista, acelera com força até o a velocidade estipulada.

Também testamos este sistema na prática. Com seis cilindros em linha, o Volvo S60 que desembarcou acelera forte. Afinal, é um motor de 3 litros que desenvolve 304hp de potência máxima e torque máximo de 440Nm. Na Rodovia dos Bandeirantes, apesar do curto trecho oferecido para teste, entre o Hopi Hari e o aeroporto de Jundiaí, foi possível sentir o bom funcionamento deste sistema. Perfeito para quem viaja longas distâncias e não quer se preocupar com o tráfego, principalmente de caminhões, que insistem em invadir a faixa da esquerda para ultrapassar outros caminhões.
A Volvo proporcionou também outro teste bastante interessante, o de parada total do veículo.
O sistema identifica um obstáculo qualquer à frente, imóvel, e aciona os freios automaticamente, caso o motorista não esboce reação. Segundo a Volvo, tal como no sistema de detecção de pedestres, em velocidades até 35km/h o veículo evita a colisão. Mas, é preciso lembrar que o sistema somente é efetivo em casos de não reação do motorista. Se por acaso pisar no acelerador, o sistema não aciona os freios.

Manutenção
Com tanto tecnologia para parar, o item manutenção é primordial. A marca afirma que a revisão no sistema de freios deve ser realizada normalmente, sem nenhum tipo de necessidade especial. Em outras palavras, deve ser feita em dia, pois imagine toda essa tecnologia com um disco ou uma pastilha gasta demais, ou ainda um fluido pouco confiável, com mais de 2 anos de uso.

A versão avaliada era uma topo de linha (por enquanto a Volvo trará somente esta, mas já prometeu as demais, com motor de quatro cilindros 1.6l e 2.0l para o segundo semestre deste ano), com câmbio automático sequencial de seis velocidades, tração integral nas quatro rodas, freios ABS, air bags, entre outros sistemas de segurança e conforto.

Além da tecnologia embarcada, a Volvo anunciou o lançamento do serviço Volvo on Call, que conecta os veículos a uma central de atendimento 24h, via GPS. A ideia é que, em caso de acidente ou emergência, os condutores possam chamar socorro com um simples aperto de botão. Por enquanto o serviço é gratuito, durante os dois anos de garantia do S60. Para o futuro, a marca ainda estuda a melhor forma de comercialização, que provavelmente será por assinatura anual.

**Fonte: http://www.oficinabrasil.com.br

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