quinta-feira, 14 de abril de 2011

Chevrolet Malibu: um luxo de sedã


Um dos carros mais admirados nos EUA, dono de muita sofisticação, conforto e tecnologia, chega para encantar um seleto público brasileiroCarolina Vilanova
Ter um Chevrolet Malibu não é para qualquer um, mas admirar essa bela máquina cheia de elegância e tecnologia, todo mundo pode e deve! Disponível agora para comercialização no mercado brasileiro, um dos sedãs mais luxuosos dos EUA chega com pompa de quem nasceu no berço da indústria automotiva mundial, mostrando toda a sua beleza e requinte, em meio a um motor cheio de fôlego, muito conforto e uma mecânica tecnologicamente avançada.
Seus concorrentes são de primeiro escalão: os japoneses Honda Accord e Toyota Camry, o Ford Fusion, o Hyundai Azera.... Aqui no Brasil, o Malibu está disponível somente na versão topo de linha LTZ e vem equipado com o renomado motor a gasolina Ecotec 2.4 litros DOHC de quatro cilindros e um câmbio automático de seis marchas. Esse carrão de gente grande traz também muita tecnologia embarcada, voltada, principalmente, para itens de segurança e conforto.
A General Motors tem orgulho em afirmar que o Malibu inaugurou a atual identidade dos veículos Chevrolet, ou seja, “a grade do radiador como um elemento trapezoidal secionada por uma barra horizontal onde é aplicada a gravata dourada, símbolo da marca”. A partir desse importante detalhe, o desenho mostra sua cara: frente robusta, lateral harmônica, maçanetas cromadas e faróis e lanternas estilizados. As rodas de alumínio aro 18 completam o visual. A engenharia afirma ainda que o Chevrolet Malibu recebeu inspiração de outro ícone: o Corvette, especialmente na traseira.

Pacote mecânico
Impulsionando o belo Malibu está o já conhecido motor 2.4 litros Ecotec, com quatro cilindros em linha, bloco e cabeçote construídos em alumínio, duplo comando de válvulas variável. Essa fórmula garante ao sedã 171 cavalos de potência máxima a 6.200 rpm e torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm, com uso de gasolina somente. Um detalhe importante na manutenção é a durabilidade: injetores em aço inox, vedadores, mangueiras, válvulas e assentos de válvulas em materiais especiais e velas com durabilidade de 80 mil km.
O câmbio é um item a parte: do tipo automático de seis marchas com a opção Active Select, que permite a troca de marchas de maneira seqüencial, inclusive com comandos no volante, como os carros de Fórmula 1. A engenharia afirma que a calibração permite que a transmissão se adapte ao estilo de dirigir do condutor. Por dentro, o sedã é um requinte só, com materiais de primeira, cores e texturas de muito bom gosto e elegância.
Ele possui um design ergonômico e utiliza materiais Premium que transmitem qualidade e requinte. Motorista e passageiros desfrutam do conceito Dual Cockpit (dupla cabine, em português), também inspirado no Corvette – o C1, de 1953 para ser mais específico. Este conceito é baseado no formato do painel, integrado com o console central que cria ambientes “independentes” para motorista e passageiro.
É como se fossem dois ambientes num mesmo interior: o lado do motorista, mais técnico, focado na visibilidade e com os instrumentos à mão, incluindo os comandos do rádio e do piloto automático no volante; e o lado do passageiro, onde se destaca o conforto, com amplo espaço para as pernas, e com os porta-objetos e recursos de entretenimento mais próximos. Além das belas linhas, o interior do Chevrolet Malibu conta com acabamento em madeira, revestimento dos bancos em couro – que possuem regulagens elétricas e aquecimento –, regulagem de altura a profundidade do volante e iluminação em Ice Blue, a mesma encontrada em modelos como o Chevrolet Camaro.
O bom espaço interno sempre foi uma característica marcante dos sedãs da Chevrolet. Com o Malibu, não poderia ser diferente. O modelo, que atualmente está em sua sétima geração nos Estados Unidos, oferece o maior entre eixos da categoria, com 2,85 metros, privilegiando tanto quem anda na frente quanto os passageiros do banco de trás.
Para completar, o Chevrolet Malibu agrada pelo rodar silencioso, fruto de um forte trabalho da engenharia. O material de isolamento acústico também recebeu atenção especial, assim como as caixas de rodas, fabricadas com um composto mais denso, para diminuir o barulho proveniente dos pneus em contato com o solo. O pára-brisa é duplo, reduzindo substancialmente os níveis de ruídos nas estradas. No aspecto segurança, o Malibu oferece ABS, EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem), Panic Assist (assistência de frenagem de emergência), controles de estabilidade e de tração, além de seis airbags.
Na lista dos itens de série estão inclusos ar condicionado digital, computador de bordo, direção com assistência elétrica, bancos dianteiros com regulagens elétricas, sensor crepuscular, espelhos retrovisores eletrocrômicos, chave com remote start, que permite o motorista ligar o carro à distância, entre outros. Ao preço sugerido de R$ 89.900 mil, a Chevrolet estima vender no País, inicialmente, cerca de 200 modelos por mês.
Completo em todos os aspectos
Comercializado em versão única, o Malibu já vem completo de fábrica. Dentre os itens de série, o sedã oferece ar-condicionado digital, computador de bordo, que traz dados como o monitoramento individual da pressão dos pneus, direção com assistência elétrica, bancos dianteiros com regulagens elétricas (8 para o motorista e 6 para o passageiro) e aquecimento, sensor crepuscular, espelhos retrovisores eletrocrômicos ( interno e do motorista, que escurecem com a incidência da luz), chave com remote start (sistema idêntico ao do Captiva Sport, que possibilita ao motorista ligar o carro a distância, permitindo que o sistema de climatização torne o ambiente mais agradável), sistema de som premium com rádio MP3, CD Player, entrada USB e oito alto-falantes da marca Bose, fabricante mundialmente reconhecido pela excelência em equipamentos de som automotivo.
A segurança também foi outra prioridade no desenvolvimento do Chevrolet Malibu. Além de conseguir notas máximas em seu segmento nos crash-tests realizados pelos mais rigorosos institutos nos Estados Unidos, como o NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) e o IIHS (Insurance Institute of Highway Safety), o sedã oferece de série uma completa gama de equipamentos neste aspecto: ABS, EDB (Electronic Brake Distribuiction), Panic Assist (assistência de frenagem de emergência), controles de estabilidade e de tração, além de seis airbags – dois dianteiros, dois laterais e dois de cortinas, que protegem a cabeça tanto dos ocupantes que vão no banco da frente quanto dos passageiros do banco de trás.
Fairfax, uma breve história da fábrica do Chevrolet Malibu
As operações da General Motors na fábrica de Fairfax – onde hoje é produzido o Chevrolet Malibu – começaram em 1945. Na época, a companhia alugou parte da fábrica do governo norte-americano para produzir automóveis – até então só saiam aviões de lá. Ela foi a primeira fábrica no mundo a produzir automóveis e jatos de aviação. Quinze anos mais tarde, a GM compraria a fábrica por US$ 4 milhões.
Em 1985, a General Motors iniciou a construção de uma segunda linha em Fairfax, para produzir, entre outros modelos o Pontiac Grand Prix. No início dos anos 2000, a fábrica recebeu um investimento superior a US$ 720 milhões, visando sua reformulação para a produção no Malibu. Em agosto de 2005, a fábrica (unidades 1 e 2) comemorou a produção de 10 milhões de veículos e, mais tarde, ainda receberia o investimento de mais US$ 208 milhões para a adequação e para o lançamento do novíssimo Chevrolet Malibu, que chega na segunda quinzena de junho ao mercado brasileiro. 
O sucesso do Malibu é tamanho nos Estados Unidos – onde sua participação de mercado no segmento cresceu de 2% para 13% nos últimos dois anos – que a GM já está ampliando a sua produção. Além de Fairfax, a partir de 2011, o Malibu também será produzido na fábrica de Detroit-Hamtramck, a mesma que irá montar o novo Chevrolet Volt. A General Motors, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, tem origem em 1908. Com sede global em Detroit, a GM emprega 217.000 pessoas nas principais regiões do mundo e tem operações em 140 países.
A GM, com seus parceiros estratégicos, produz veículos em 34 países, vendendo e proporcionando serviços para estes veículos através das seguintes marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, FAW, GMC, GM Daewoo, Holden, Opel, Vauxhall e Wuling. O maior mercado da GM é o dos Estados Unidos, seguido de China, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Itália. No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 85 anos. Em 2009 a Chevrolet registrou recorde histórico de vendas no país com o volume de 595.536 veículos.
A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul, São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Distribuidor de Peças) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Mais informações podem ser encontradas nos sites media.gm.com e gmnoticias.com.br.

Especificações técnicas
Motor:   LE9 2.4L DOHC
Disposição:    transversal dianteira

Número de cilindros:  4 em linha

Cilindrada:   2.384 cm3

Diâmetro e Curso: 88,0 x 98,0 mm

Válvulas:   DOHC, quatro válvulas por cilindro

Injeção:  Sequencial sem retorno de combustível

Taxa de compressão: 10,4:1

Potência máxima: 171,3 cv a 6 400 rpm

Torque máximo:  22,1  kgfm a 4 500 rpm

Combustível recomendado: Gasolina

Rotação máxima do motor: 6.400 rpm

Bateria:   12V, 60 Ah

Alternador:  130 Amp

TRANSMISSÃO Automática de 6 velocidades com tração dianteira

Relação de marchas:
Primeira: 4,584:1
Segunda: 2,984:1
Terceira: 1,912:1
Quarta: 1,446:1
Quinta: 1,000:1
Sexta: 0,746:1
Ré: 2,940:1
Diferencial: 2,89:1
CHASSIS/SUSPENSÃODianteira: McPherson, independente e barra estabilizadora, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Traseira: Independente, quatro braços articulados e barra estabilizadora, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira
Direção número de voltas: 3 (batente a batente)
Diâmetro de giro: 12,3 m
FREIOSTipo: Discos ventilados dianteiros e traseiros, sistema de freios antibloqueante (ABS)
Diâmetro x espessura: Dianteiro: 296 x 26 mm; traseiro 270 x 14 mm




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