terça-feira, 19 de julho de 2011

Avaliação: Hyundai Tucson

Qualidades e mazelas do utilitário que tem coluna de direção regulável

Caderno de Veículos - Estado de Minas



Rodas de liga aro 16 são de série na versão com motor V6 e câmbio automático (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 24/6/08)
Rodas de liga aro 16 são de série na versão com motor V6 e câmbio automático

Altura do solo
Não tem de série chapa em aço para proteger a zona inferior do motopropulsor e parte da suspensão dianteira, e, sim, uma placa plástica curta e de eficiência limitada. Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso misto de provas e os ângulos de ataque a saída satisfazem no fora-de-estrada leve.

Climatização
É automático digital. Não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás nem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou bom funcionamento com boa vazão e angulação dos difusores do painel, e é satisfatória a rumorosidade de funcionamento mesmo na velocidade máxima. No display do sistema há importante indicação da temperatura ambiente externa. Está bem vedado. Há sistema AQS, que abre as entradas de ar para arejar o habitáculo quando este encontra-se fechado há mais tempo.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade e na estrada (asfalto e terra). O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS está bem calibrado. O sistema tem reações bem equilibradas nos dois eixos proporcionando uma desaceleração eficiente e não ocorreu perda de rendimento após uso mais contínuo em longa descida sinuosa.

Motor
O seu funcionamento é suave, sem vibrações e com boa elasticidade. As retomadas de velocidade e aceleração são eficientes para o peso em ordem de marcha. A curva deste motor é satisfatória para a sua capacidade volumétrica e arquitetura do cabeçote.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A coluna de direção tem ajuste somente em altura com bom curso. Em manobras apertadas de estacionamento, o diâmetro de giro eficiente e a velocidade do efeito retorno satisfazem no uso em geral. Apresentou boa precisão na reta e em curvas com reações bem balanceadas e com boa sensibilidade. Numa utilização mais severa em curvas sobre piso de terra e calçamento, o conjunto apresentou baixa rumorosidade.
Falta cinto de três pontos no centro. Porta-malas de fácil acesso e capacidade coerente com as dimensões desse modelo
Falta cinto de três pontos no centro. Porta-malas de fácil acesso e capacidade coerente com as dimensões desse modelo

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar seis jatos de água no pára-brisa, o sistema de varredura é ativado automaticamente por palhetas de boa qualidade, limpando área satisfatória. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente. É fácil a identificação e manuseio do reservatório d'água dentro do vão do motor.

Estepe/Macaco
O estepe tem a roda e pneu iguais aos de uso e está instalado dentro do porta-malas. Ao lado estão o macaco, chave de rodas e extensão de acionamento. Os pontos de apoio do macaco são nas soleiras e os cubos de roda têm cinco prisioneiros fixos para melhor apoio e centragem da roda na operação de troca, que é normal.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Phillips e uma chave de boca de 10x12mm.

REGULAR

Acabamento da carroceria
As quatro portas estão desniveladas, o capô descentralizado, mas a tampa traseira tem boa montagem. A qualidade final da pintura é boa.

Vão do motor
O motor preenche bem o vão e está em posição mais baixa do que o usual. O acesso à manutenção é um pouco limitado. A sistematização dos vários componentes está bem-feita e os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. Há isolante acústico somente no painel de fogo, sendo bom o resultado da insonorização em relação ao habitáculo.

Câmbio
É automático com somente quatro marchas e tem opção de uso manual seqüencial por toques na alavanca, mas as trocas são automáticas ao atingir a rotação do motor pré-estabelecida pelo gerenciamento do câmbio. No quadro de instrumentos, tem indicação da marcha e opção de condução selecionada. A tração é dianteira e há comando no painel para acionar 4x4, mas não tem reduzida. As relações de marchas são eficientes no uso misto e as respostas em kick-down satisfazem bem.

Nível de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade, mas no habitáculo surgem vários pequenos ruídos ao trafegar sobre asfalto ruim, terra e paralelepípedo.

Suspensão
Uma barra une as duas torres dos amortecedores dianteiros para minimizar a torção da carroceria e excesso de inclinação em curvas. A estabilidade é boa no uso em geral (asfalto liso e terra batida), favorecida pelo sistema 4WD e controle de tração e estabilidade. Os pneus homologados são mais eficientes sobre piso de asfalto seco. O conforto de marcha é limitado devido à significativa transferência das imperfeições do solo para dentro, apesar das dimensões dos pneus e calibragem única (vazio/carregado) de 30 libras.

Iluminação
O farol tem construção com parábola única, com eficiência normal no baixo e no alto, e conta com auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, mas peca por não ter de série regulagem elétrica de altura. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, pára-sois e base inferior das portas dianteiras. Na zona do teto, há três sessões de iluminação, sendo a dianteira com lanterna integrada com dois spots fixos e as outras duas (central e acima do vão do porta-malas).

RUIM

Alarme
A chave de ignição não é codificada e há somente proteção perimétrica das partes móveis, não tendo a volumétrica, que é contra a invasão do habitáculo por meio da quebra dos vidros.

EXTRA

Porta-malas
O declarado pela fábrica é de 325 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com a cortina superior, que tem dois níveis de altura, esticada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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