Texto: Carolina Vilanova
Um motor turbinado impulsionando com eficiência veículos de diferentes categorias. Com esse propósito foi projetado o THP da PSA Peugeot Citroën, em parceria com a BMW, um conjunto que se destaca, pela tecnologia e baixo custo de manutenção.
Tudo da mais alta tecnologia e modernidade foram aplicados na construção do engenho. A sigla THP vem de Turbo High Pressure, um conjunto motriz fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados. A engenharia dá PSA explica que a performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera.
Também foi esclarecido que as folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas aos motores convencionais, isso porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos, assim como padrões de usinagem, que geram maior durabilidade.
Para acompanhar toda tecnologia do THP, a PSA adotou uma alimentação de combustível por meio do sistema de injeção direta de gasolina. Essa fórmula resulta em muita potência, toque alto mesmo em baixas rotações, com economia e menos poluente na atmosfera. São 165 cavalos de potência a 6.000 rpm, com torque máximo de 24,5 kgfm disponível a 1.400 rpm, permitindo acelerações rápidas, com velocidade final e muita agilidade nas retomadas, principalmente em casos de ultrapassagens na estrada.
MOTOR THP Número de cilindros: 4
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1,6 l
Potência máxima: 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica direta
Completando o powertrain, a PSA oferece dois tipos de câmbio, automático sequencial de seis marchas e o manual também de seis marchas. O primeiro equipa a maioria dos modelos, principalmente, os mais luxuosos, como o 308 CC, o 508 e o 408. O DS3 dá Citroen por sua vez, aproveita seu apelo esportivo para carregar a caixa manual, com muita suavidade e agilidade nas trocas. Um caimento perfeito em termos de powertrain.
A caixa automática é um conjunto que trabalha utilizando o melhor regime de rotação do motor, com trocas rápidas e suaves. A engenharia explica que foi adotado o conversor de torque pilotado, no qual uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". O objetivo é que se tenha a mesma sensação de dirigi um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor, proporcionando economia dos freios e de combustível, já que não há injeção de gasolina nessa condição.
Peugeot 308 CCTodo charme do conversível da Peugeot, que ganha.com o conjunto de tem de força, tem por trás uma engenharia que privilegia conforto e segurança, com uma arquitetura de rigidez em relação a torção, que deve ser tratada para ser transformável e ter bom comportamento na cidade e estrada.
A suspensão, que confere estabilidade e dirigibilidade ao modelo, é composta pelo conjunto McPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, oferecendo simultaneamente rigor de comportamento e filtragem no eixo dianteiro. Na traseira utiliza travessa deformável com barra estabilizadora oca e soldada, proporcionando rigor, controle das vibrações e bom comportamento da carroceria.
Ficha técnica
Tração: Dianteira
Caixa de marchas: Automática sequencial 6 velocidades
Direção : Com assistência eletro-hidráulica variável
Suspensão
Dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
Traseira: Rodas independentes, com travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados
Freios
Dianteiros: Discos ventilados de 302 x 26 mm
Traseiros: Discos sólidos de 249 x 9 mm
Assistência: ABS (Bosch 8.1) com repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU)
Pneus 225/40 R18
Tração: Dianteira
Caixa de marchas: Automática sequencial 6 velocidades
Direção: Com assistência eletro-hidráulica variável
Suspensão
Dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
Traseira: Rodas independentes, com travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados
Freios
Dianteiros: Discos ventilados de 304 x 28 mm
Traseiros: Discos sólidos de 290 x 12 mm
Assistência: ABS (Bosch 8.1) com repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU)
Pneus: 235 / 45 R18
Com muito estilo e um apelo bastante esportivo, o DS3 é concentrado de energia, segundo a Citroen. Tem design moderno, recursos tecnológicos e alguns destaques como a possibilidade de personalização e o teto “flutuante”. Na estrada se transforma num” kart”, é veloz e ágil, porém muito seguro e estável. Isso se deve ao casamento perfeito do chassi e o sistema de suspensões, que passaram por um trabalho de ajuste de alta precisão.
Revisão e Preço
10.000 km 3 x R$121,00
20.000 km 3 x R$185,00
30.000 km 3 x R$166,00
40.000 km 3 x R$185,00
50.000 km 3 x R$185,00
60.000 km 3 x R$270,00
Ficha técnica
Tração: Dianteira
Câmbio: 6 marchas manual
Direção: Elétrica com assistência variável
Suspensões
Dianteira: Rodas independentes, eixo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.
Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos
Rodas: Liga leve modelo Bellone diamantada preta 17"
Pneus: 205/45 R17
**Fonte: http://www.omecanico.com.br
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