segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Primeiras Impressões: Hyundai HB20

Com a pretensão de se tornar uma referência nacional no segmento de carros compactos, a Hyundai lança no mercado brasileiro o hatchback HB20, um carro cheio de estilo, com excelente padrão de qualidade, espaço interno compatível e grande potencial para encarar dois, dos três melhores colocados da categoria, o Volkswagen Gol e o Fiat Palio.

Sem exageros, o carro deve revolucionar o setor automotivo nacional, principalmente em função das linhas de design modernas, qualidade superior de acabamento e a adoção de importantes itens de série, que na maioria dos modelos nacionais são oferecidos como opcionais, e ainda por ter preço acessível e muito competitivo.


Durante o evento de lançamento do veículo para a imprensa, tivemos a oportunidade de conhecer de perto as características do primeiro veículo “popular” da Hyundai. Além de conferir sua ousada e atraente aparência e de sentir a qualidade dos materiais do acabamento interno, pudemos também experimentar a funcionalidade dos seus equipamentos e o seu comportamento em movimento.


No dia dos testes, a Hyundai colocou a disposição dos jornalistas três opções de configuração do HB20, todas da gama topo de linha, tanto da versão 1.0, quanto da 1.6. Esta última com as opções de câmbio manual e automático. Cerca de 95% do percurso foi realizado em estradas com trechos de retas, subidas, descidas e muitas curvas.

As três opções oferecem os mesmos benefícios, como os ajustes de altura do assento e da posição do volante, em altura e profundidade. Graças a esses recursos, foi simples e rápido encontrar a posição mais confortável para dirigir. O volante é multifuncional e tem boa empunhadura, o que transmitia conforto e uma boa sensação de segurança durante a condução. Todos os comandos do carro estão bem posicionados e são de fácil acesso.


Entre os equipamentos, o ar-condicionado, apesar do ruído normal de um componente convencional, refrescou o ambiente de forma rápida e eficiente. As versões com câmbio manual agradam muito na hora de mudar de marcha. As trocas são suaves e precisas, o que garante muito conforto ao dirigir. A direção hidráulica opera de forma leve e também precisa. Por vezes, chega a lembrar do comportamento de um conjunto com assistência elétrica.

Em movimento, o motor 1.0 de três cilindros do HB20, o mesmo propulsor que equipa seu primo Picanto da Kia, tem bom desempenho, com arrancadas firmes e retomadas tão vigorosas quanto às dos seus rivais de quatro cilindros. Uma característica interessante deste motor é o “ronco” do seu funcionamento, que agrada em altas rotações e chega a parecer, só parecer, mais potente do que é na realidade.


As versões equipadas com motor 1.6 possuem comportamentos bem distintos, em função do tipo de câmbio adotado. A opção com transmissão automática demora um pouco mais a atingir velocidades mais superiores. Em ultrapassagens, a sensação é boa mas é preciso ficar atento ao tempo e a distância para conclusão da manobra. O conjunto propulsor equipado com câmbio manual merece muitos elogios, e certamente foi uma combinação muito bem ajustada. Respostas rápidas em diversas situações e um comportamento dinâmico superior a de seus concorrentes diretos.

Quanto ao aspecto visual, o Hyundai HB20 traz uma linha de design inovadora dentro do segmento, fruto do conceito de Escultura Fluída adotada pela marca e inspirada na natureza. Exterior e interior agradam bastante e possuem características físicas semelhantes as dos modelos mais sofisticados da marca. Uma agradável combinação de esportividade e sofisticação pode ser observada na aparência geral do carro.


No Interior, a impressão de conforto e bem estar é sentida de imediato. A qualidade dos materiais utilizados e o seu acabamento são superiores, se comparados aos que normalmente são encontrados em veículos da mesma categoria. O espaço interno acomoda bem até cinco passageiros, principalmente em função da altura do assento em relação ao teto e do fato do túnel central ser bem baixo, com aproximadamente 5 cm de altura em relação ao assoalho.

Apesar das boas impressões do novo modelo, a Hyundai Motor do Brasil terá muito trabalho para convencer os consumidores brasileiros de que sua operação no país é totalmente independente da já conhecida e bastante criticada Hyundai CAOA. Para tanto, ela promete adotar procedimentos mais eficientes e totalmente focados na satisfação dos seus clientes, principalmente nas questões de responsabilidade direta do departamento de pós-vendas.


Dentro desta filosofia de trabalho, a HMB se compromete a oferecer serviços e peças com preços fixos e iguais em todo o território nacional. As revisões do HB20 serão realizadas a cada 10.000 km, sendo que as duas primeiras terão mão-de-obra gratuita. Outro importante diferencial da marca é o exclusivo Seguro Auto Hyundai, com preços fixos para todos os perfis de clientes. Os proprietários das configurações com motor 1.0 pagarão R$ 1.300 por um ano de seguro. Para os compradores das versões 1.6, o preço será de R$ 1.600.


O HB20 será produzido na fábrica da Hyundai Motor do Brasil, em Piracicaba, interior de São Paulo. Segundo a marca, 75% do carro é de origem brasileira e a capacidade de produção da unidade é de 150.000 veículos por ano. Deste total, a marca acredita que cerca de 60% será de versões com motor 1.6 e boa parte deles com câmbio automático.


A marca informou que deve lançar até março de 2013, três novos integrantes da família HB: uma versão de três portas, um sedã e um SUV compacto. Este último poderá ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a rede de concessionárias HMB e também os preços de todas as versões do novo Hyundai HB20.

Especificações:


Motor 1.0 Flex 3 cilindros DOHC CVVT (gasolina/etanol)

Potência: 75/80 cv @ 6.200 rpm
Torque  9,4/10,2 kgf.m @ 4.500 rpm
Transmissão: manual de cinco marchas
Desempenho: 0 a 100 km/h em 15,9/14,9 segundos – máxima 157/160 km/h

Motor 1.6 Flex 4 cilindros DOHC CVVT (gasolina/etanol)

Potência: 122/128 cv @ 6.000 rpm
Torque  16,0 kgf.m @ 4.500 rpm / 16,5 kgf.m @ 5.000 rpm
Transmissão: manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades
Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,7/9,3 segundos – máxima 174/176 km/h

Todas as versões:

Capacidade do tanque: 50 litros
Comprimento: 3.900 mm
Largura: 1.680 mm
Altura: 1.470 mm
Entre eixos: 2.500 mm
Altura do solo: 165 mm
  


**Fonte: http://carmagazine.uol.com.br

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