terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como funciona e o que é o Blower? Veja vídeo de um Maverick Blower.

Os motores V8 são naturalmente potentes, pelas proporções, número de cilindros. Os preparadores tem muitas receitas para deixá-los mais potentes, mas sem dúvida a que mais impressiona é o uso do Blower.
Blower ("soprador" em inglês) é um superalimentador que envia maior volume de ar (e combustível) aos cilindros, o que eleva a eficiência volumétrica. Ligado ao virabrequim por correias e polias, é instalado entre o(s) carburador(es) e o coletor de admissão. Observe que ele não comprime o ar, mas apenas o desloca com maior velocidade. Nisso difere do turbocompressor. Como o coletor de admissão trabalha a um volume constante e recebe o ar forçado, sua pressão aumenta, por isso pode-se dizer que se está usando um blower com 1 kg/cm², por exemplo.

 Motores V8 são os que recebem o blower com mais freqüência.


A elevação de potência obtida com o blower é regulada por sua capacidade de deslocamento de ar e pela relação de rotações entre a polia do blower e a do motor. Desta forma, blowers maiores desenvolverão uma potência maior, do mesmo modo que relações de polia que façam o blower desenvolver rotação mais elevada.

É comum a confusão entre o blower e o compressor centrífugo de acionamento mecânico (supercharger), pois ambos são acionados de forma mecânica pela polia do motor. O compressor mecânico efetivamente comprime o ar, assim como o turbo, enquanto o blower apenas produz um deslocamento forçado do ar para o coletor de admissão. Daí ser inútil dotar o blower de um intercooler, pois o ar não é comprimido e portanto não se aquece.

Veja um Blower em ação em um Maverick V8!
 

**Fonte: http://maverickgtv8.blogspot.com



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