segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Caixa automática da Peugeot



Veja como é o funcionamento e como executar a manutenção da transmissão automática AL4, responsável por equipar os modelos 206, 307 e 407 da marca francesa.
Carolina Vilanova

Carros automáticos estão se tornando cada vez mais comuns entre os motoristas brasileiros, prova disso é a quantidade de veículos, inclusive compactos, que oferecem esse opcional por um preço nem tão distante do modelo manual. E se esses veículos já estão rodando por aí, logo vão encostar na sua oficina para realizar manutenções e eventuais reparos, então, é preciso estar atualizado.

Para ajudá-lo nessa tarefa preparamos uma matéria com dicas e detalhes de manutenção da caixa de transmissão automática utilizada pela Peugeot nos modelos 206, 307 e 407 com motorização 1.6 16V e 2.0 16V. Um vídeo com a manutenção e desmontagem dessa mesma caixa pode ser assistido no programa O Mecâniconline, através do site www.omecanico.com.br.

Denominada AL4 e fabricada pela Peugeot, a caixa possui um sistema seqüencial com quatro marchas à frente e uma à ré e suporta o torque de 210 Nm. Conta ainda com gerenciamento eletrônico que trabalha por meio de um módulo exclusivo para efetuar o controle de seleção de marchas. "Essa é uma transmissão ativa e auto-adaptativa, ou seja, se ajusta à maneira de conduzir do motorista, privilegiando o desempenho no modo esportivo ou o consumo no modo normal, possui ainda uma estratégia específica para uso em piso escorregadio ou arenoso (lei neve)", explica o instrutor técnico do módulo Peugeot do SENAI-Ipiranga, Renato Borbon.

O sistema é um câmbio automático seqüencial (tiptronic) que se adapta ao estilo de direção do motorista. Na grelha da alavanca de mudanças, o condutor escolhe as opções P (Parking), N (Neutro), R (Reverse) e D (Drive). Ao empurrar a alavanca da posição D para a esquerda, passa a funcionar o tiptronic, com as quatro marchas seqüenciais, podendo ser movimentadas para cima e para baixo por quem prefere trocar a marcha manualmente. O motorista acompanha as trocas pelo display no painel de instrumentos.
  

  
1) Conversor de torque pilotado
2) Alavanca seletora de marchas
3) Módulo de caixa
4) Módulo de injeção

A caixa oferece três opções de programas: modo D (Drive), na qual as marchas são mudadas automaticamente; com a tecla S (Sport) pressionada, que permite a mudança de marchas de uma maneira mais esportiva, com regime de rotação mais alto; e o programa antipatinação (simbolizado por um floco de neve no botão ao lado da marcha), ideal para garantir segurança e estabilidade em pisos de pouca aderência.

Um solenóide instalado no compartimento da alavanca de mudanças é responsável pelo seu travamento na posição P quando o carro está desligado. Só é permitido funcionar o motor quando a alavanca está nas posições P e N, sempre com o pedal do freio acionado. Se a alavanca está em D ou R o motor não liga.

Os componentes principais para o funcionamento do sistema automático de transmissão são a caixa de marchas (conjunto trem epicicloidal), o conversor de torque pilotado, a alavanca seletiva, o bloco hidráulico, o módulo eletrônico da caixa e o módulo eletrônico da injeção (Unidade Eletrônica de Comando).

O calculador eletrônico da caixa é essencial para os comandos do sistema e permite as seguintes funções: programas de marchas desejado pelo condutor, determinação do momento de troca de marchas, ligação com a unidade de comando eletrônica do motor, estratégias de funcionamento e auto-diagnóstico. A unidade de comando eletrônica do motor fornece informações como carga do motor, posição do pedal do acelerador para o módulo eletrônico da caixa.
Manutenção
O técnico do SENAI afirma que o sistema, em geral, tem manutenção simples e longa vida útil. O óleo lubrificante é vitalício, diferente das outras montadoras, e não precisa ser trocado, apenas inspecionado a cada 60 mil km ou em caso de reparação do bloco hidráulico ou da própria caixa. "Para uma boa performance e durabilidade da caixa é imprescindível a utilização do óleo especificado pela montadora no manual do proprietário, que evita a formação da espuma prejudicial ao sistema hidráulico. A especificação é a seguinte: Esso LT71141 ATF 4HP20/AL4", completa.

O nível do óleo é verificado pelo bujão da parte inferior da caixa de transmissão, que tem duas montagens: na caixa antiga, adotada no modelo 406, para verificar o nível do óleo era necessário remover o bujão central e a para escoar totalmente o óleo retirava-se o bujão maior na parte lateral.

Nos veículos atuais, o sistema de verificação conta com um tubo de plástico rosqueado na carcaça, para removê-lo utilize uma chave allen de 7 mm. Nesse novo sistema basta remover o bujão na parte inferior da caixa e para retirada do óleo retire também o tubo plástico com a chave allen.

Vale lembrar que nem todo o óleo consegue ser esgotado da caixa AL4, pois parte dele fica no conversor de torque. "Por isso, cuidado no momento de adicionar o óleo novo, colocando apenas 4,5 litros. No caso de desmontagem completa da caixa com troca do conversor de torque, coloque em torno de 6 litros.
1) Na hora da aferição, o primeiro procedimento é adicionar 0,5 litros do óleo especificado pelo bujão superior. Para ter acesso é preciso remover o cabo da alavanca de mudança de marchas. Não se esqueça de limpar bem a carcaça antes de colocar o lubrificante, para não entrar sujeira e prejudicar o sistema hidráulico da caixa.

2) Retire o bujão com a ferramenta indicada e coloque o lubrificante com a ajuda de um funil ou uma mangueira. Coloque o bujão de volta no lugar. De acordo com a recomendação da marca, é necessário realizar essa medição com a caixa em temperatura entre 58º e 68º C e com o motor funcionando e alavanca de marchas de P.

3) Após a adição do óleo verifique se não existem defeitos na memória do módulo eletrônico da caixa, se existir falha, faça o reparo antes da aferição.
4) Com o motor funcionando passe todas as marchas para que, em caso de nível baixo, o novo óleo percorra todas as galerias de passagem de óleo da caixa. Em seguida, coloque o carro no elevador e certifique-se de que está nivelado. Ainda com o motor ligado, coloque a alavanca na posição P.

5) Com a temperatura da caixa entre 58º a 68º C, abra o bujão de nível da parte inferior da caixa e deixe o óleo escorrer até gotejar. Se sair meio litro de óleo, significa que a caixa estava no nível certo. Se sair menos, indica falta de óleo e se sair muito óleo significa que a caixa está trabalhando em excesso. Se ao abrir o bujão começar a gotejar diretamente, pare o procedimento e adicione mais 0,5 litro de óleo no bujão superior e recomece o processo.

6) Coloque o bujão de volta no local, sem esquecer de trocar o anel vedador, que deve ser substituído sempre que realizar o processo.
Obs.:

- O óleo retirado da caixa não pode de nenhuma maneira ser reutilizado, o melhor a fazer é descartá-lo corretamente para não agredir o meio ambiente.
- No módulo eletrônico da caixa tem o programa Contador de Desgaste de Óleo, que faz ajustes em função das horas de trabalho e o tipo de utilização da caixa. Esse componente informa o desgaste do óleo para o calculador usar essa informação e efetuar os ajustes e correções no sistema. Então, em toda adição de novo óleo o contador deve ser atualizado.
- Esse procedimento, porém, só pode ser realizado com o equipamento de diagnóstico da Peugeot, então leve o carro numa concessionária autorizada e solicite a atualização do contador de desgaste do óleo da caixa automática.

Regulagem da alavanca
O procedimento de regulagem do cabo da alavanca seletora de marchas deve ser efetuado toda vez que a caixa for removida. Para ter acesso ao sensor CMF (Contator Multifunções), que tem a responsabilidade de informar ao módulo as posições de marchas engatadas, retire o filtro de ar e, em seguida, localize na parte superior da caixa o cabo da alavanca seletora de marchas conectado.
1) Para removê-lo, utilize uma ferramenta do tipo garfo para empurrar o conector do cabo de seleção para cima.


2) Na ponteira do cabo desconectado, onde tem uma esfera e a bucha na parte da alavanca, é feita a regulagem do cabo, para isso basta puxar a parte branca para frente e a laranja para cima para fazer o deslocamento e a regulagem.

3) Coloque a alavanca na posição P e confira se a caixa, através da alavanca seletora, também está nessa posição. Lembre-se de que o deslocamento é mais longo na marcha P, então, desloque com a mão o sensor até encontrar a marcha P. Encaixe a ponta do cabo no local de origem, empurre o pino laranja e a alavanca está regulada. Para testar verifique no display do painel de instrumentos se a marcha engatada na alavanca é a mesma indicada no painel.



Fonte: (www.omecanico.com.br)

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