Nesta edição do Caderno Premium, apresentaremos a substituição na
caixa de direção do Mini Cooper S 1.6 Supercharger 2004, com apenas
15.000 km rodados. Por este veículo
ficar parado por muito tempo (é utilizado pelo proprietário apenas em
algumas viagens de final de semana), a ferrugem comprometeu o
bom-funcionamento da caixa de direção. As erupções causadas pela
ferrugem provocaram o vazamento de seu fluido.
Neste tipo de construção de suspensão, será necessário remover completamente o conjunto do agregado, para se ter acesso aos parafusos que fixam a caixa de direção, uma vez que estes parafusos estão voltados para o assoalho do veículo.
O reparador aprenderá a executar o procedimento neste sistema de suspensão, que também é empregada em alguns veículos das marcas BMW, Audi, entre outras.
TRAVAMENTO DO VOLANTE
1) Com o veículo em cima do elevador, as rodas e o volante do carro ficarão soltos, livres. Para impedir que durante o reparo o volante se mova e cause o rompimento da cinta do air-bag, fixe a posição do volante usando uma trava Carneiro ou fita adesiva.
REMOÇÃO DO AGREGADO
Para a troca da caixa de direção é preciso baixar todo o agregado da suspensão. Acompanhe as etapas.
2) Desconecte o sensor de regulagem de altura dos faróis, no lado do motorista;
3) Remova as rodas dianteiras, que neste Mini são calçadas com pneus 205/45/17;
4) Solte as bieletas;
5) Solte os terminais da direção;
6) Desparafuse os pivôs inferiores;
7) Libere os dois parafusos do coxim do motor, para possibilitar a descida do agregado;
8) Deixe o coxim em sua posição. Ele sairá juntamente com o agregado;
9) Remova a proteção plástica que está fixada na parte inferior do para-choque dianteiro;
10) Solte os 3 parafusos da bomba de óleo, presa ao agregado. Um parafuso está na parte inferior do agregado. Os outros dois parafusos estão na parte traseira do agregado (próximos ao cano de escape), só é possível acessá-los utilizado uma catraca com extensão e cachimbo;
11) Retire os parafusos das duas mangueiras da caixa de direção (uma de pressão e a outra de retorno), para “sangrar” todo o fluido da direção. Escoe o líquido em um reservatório;
DICA: Cuidado ao retirar estes dois parafusos. Há duas arruelas para cada parafuso, que facilmente podem ser perdidas.
12) Solte os parafusos que fixam o agregado (quadro da suspensão) ao chassi do carro;
13) Solte os parafusos que fixam as bandejas e a buchas da bandeja;
14) Os últimos dois parafusos da bandeja ficam em um local de difícil acesso, preso à carroceria;
15) Utilize um macaco hidráulico para apoiar o agregado;
16) Remova os 3 parafusos da placa metálica;
17) Abaixe um pouco o macaco hidráulico para ter acesso à ligação da caixa com a coluna de direção;
18) Retire o parafuso que prende a caixa à coluna da direção;
19) Abaixar um pouco mais o macaco hidráulico para desencaixar os terminais e os pivôs da suspensão;
20) Utilize uma catraca para retirar o parafuso e uma chave fixa para segurar o coxim que segura a mangueira, conectada na caixa. Em seguida, desconecte a mangueira;
21) Retire o agregado de dentro do encaixe do chassi, puxando-o no sentido da parte traseira do carro. Apóie-o em cima do macaco hidráulico;
22) Abaixe totalmente o agregado usando o macaco hidráulico e coloque-o no chão;
DICA: Cuidado para não perder as 2 peças plásticas, em formato piramidal, (foto 22A) que ficam na ponta do agregado. Elas guiam e auxiliam o encaixe do agregado no chassi, e podem cair facilmente.
SUBSTITUIÇÃO
Acompanhe o procedimento de troca da caixa completa. Apenas os terminais e pivôs da suspensão, que já estavam no veículo, serão analisados e recolocados.
23) Remova os dois parafusos da chapa defletora que cobre a caixa de direção. 23A) Recoloque estes parafusos durante a troca para não perdê-los;
Só é possível retirar os 4 parafusos que fixam a caixa de direção por cima do agregado. Ou seja, pela parte do agregado que está virada para o assoalho do carro. Por isso, não é possível retirar a caixa da mesma maneira que foi executada no reparo do Fusion, sendo necessário separar o agregado do chassi para ter acesso a estes quatro parafusos.
Na foto abaixo, detalhe de onde a caixa apresentava vazamento.
24) Solte os dois parafusos do lado direito...
25) ... e os dois do lado esquerdo. Retire as duas braçadeiras que seguram a caixa;
26) Coloque a nova caixa de direção e aperte novamente os 4 parafusos;
27) Recoloque a chapa defletora.
DICA: Monte os terminais e pivôs na suspensão somente ao término de todo o procedimento de remontagem do agregado, quando este já estiver completamente fixado no carro. Isso facilita a recolocação do quadro no veículo.
REMONTAR O QUADRO
Para recolocar o agregado no carro, siga as etapas em ordem decrescente (do 22 ao 2).
ANTES DE LIGAR
Reponha o fluido da direção do sistema (Pentosin CHF 11S, recomendado pela montadora). Com o carro ainda no elevador, esterce o volante de um lado para outro, até o fim de curso, 20 vezes para cada lado. “Este procedimento deve ser executado antes mesmo de ligar o carro, para que o ar que ficou no sistema não se misture ao fluido, deixando o espumoso”, explica o diretor técnico da Frison, Valter Nishimoto.
“Ao executar este movimento no volante, quase todo o ar que entrou no sistema segue pelas mangueiras até o reservatório, antes mesmo de passar pela bomba da direção hidráulica. Quando o ar passa pela bomba sem fluido, ocorre um ruído e, ocasionalmente, pode estragar a bomba. Após este procedimento, ligue o motor (com o carro ainda no elevador) e repita o procedimento de esterçar o volante (descrito acima) por mais duas vezes. O mínimo de ar residual irá para o reservatório do fluido e purga o sistema, sem prejudicar seus componentes”, completa Valter.
Para finalizar, execute o alinhamento da direção.
Neste tipo de construção de suspensão, será necessário remover completamente o conjunto do agregado, para se ter acesso aos parafusos que fixam a caixa de direção, uma vez que estes parafusos estão voltados para o assoalho do veículo.
O reparador aprenderá a executar o procedimento neste sistema de suspensão, que também é empregada em alguns veículos das marcas BMW, Audi, entre outras.
TRAVAMENTO DO VOLANTE
1) Com o veículo em cima do elevador, as rodas e o volante do carro ficarão soltos, livres. Para impedir que durante o reparo o volante se mova e cause o rompimento da cinta do air-bag, fixe a posição do volante usando uma trava Carneiro ou fita adesiva.
REMOÇÃO DO AGREGADO
Para a troca da caixa de direção é preciso baixar todo o agregado da suspensão. Acompanhe as etapas.
2) Desconecte o sensor de regulagem de altura dos faróis, no lado do motorista;
3) Remova as rodas dianteiras, que neste Mini são calçadas com pneus 205/45/17;
4) Solte as bieletas;
5) Solte os terminais da direção;
6) Desparafuse os pivôs inferiores;
7) Libere os dois parafusos do coxim do motor, para possibilitar a descida do agregado;
8) Deixe o coxim em sua posição. Ele sairá juntamente com o agregado;
9) Remova a proteção plástica que está fixada na parte inferior do para-choque dianteiro;
10) Solte os 3 parafusos da bomba de óleo, presa ao agregado. Um parafuso está na parte inferior do agregado. Os outros dois parafusos estão na parte traseira do agregado (próximos ao cano de escape), só é possível acessá-los utilizado uma catraca com extensão e cachimbo;
11) Retire os parafusos das duas mangueiras da caixa de direção (uma de pressão e a outra de retorno), para “sangrar” todo o fluido da direção. Escoe o líquido em um reservatório;
DICA: Cuidado ao retirar estes dois parafusos. Há duas arruelas para cada parafuso, que facilmente podem ser perdidas.
12) Solte os parafusos que fixam o agregado (quadro da suspensão) ao chassi do carro;
13) Solte os parafusos que fixam as bandejas e a buchas da bandeja;
14) Os últimos dois parafusos da bandeja ficam em um local de difícil acesso, preso à carroceria;
15) Utilize um macaco hidráulico para apoiar o agregado;
16) Remova os 3 parafusos da placa metálica;
17) Abaixe um pouco o macaco hidráulico para ter acesso à ligação da caixa com a coluna de direção;
18) Retire o parafuso que prende a caixa à coluna da direção;
19) Abaixar um pouco mais o macaco hidráulico para desencaixar os terminais e os pivôs da suspensão;
20) Utilize uma catraca para retirar o parafuso e uma chave fixa para segurar o coxim que segura a mangueira, conectada na caixa. Em seguida, desconecte a mangueira;
21) Retire o agregado de dentro do encaixe do chassi, puxando-o no sentido da parte traseira do carro. Apóie-o em cima do macaco hidráulico;
22) Abaixe totalmente o agregado usando o macaco hidráulico e coloque-o no chão;
DICA: Cuidado para não perder as 2 peças plásticas, em formato piramidal, (foto 22A) que ficam na ponta do agregado. Elas guiam e auxiliam o encaixe do agregado no chassi, e podem cair facilmente.
SUBSTITUIÇÃO
Acompanhe o procedimento de troca da caixa completa. Apenas os terminais e pivôs da suspensão, que já estavam no veículo, serão analisados e recolocados.
23) Remova os dois parafusos da chapa defletora que cobre a caixa de direção. 23A) Recoloque estes parafusos durante a troca para não perdê-los;
Só é possível retirar os 4 parafusos que fixam a caixa de direção por cima do agregado. Ou seja, pela parte do agregado que está virada para o assoalho do carro. Por isso, não é possível retirar a caixa da mesma maneira que foi executada no reparo do Fusion, sendo necessário separar o agregado do chassi para ter acesso a estes quatro parafusos.
Na foto abaixo, detalhe de onde a caixa apresentava vazamento.
24) Solte os dois parafusos do lado direito...
25) ... e os dois do lado esquerdo. Retire as duas braçadeiras que seguram a caixa;
26) Coloque a nova caixa de direção e aperte novamente os 4 parafusos;
27) Recoloque a chapa defletora.
DICA: Monte os terminais e pivôs na suspensão somente ao término de todo o procedimento de remontagem do agregado, quando este já estiver completamente fixado no carro. Isso facilita a recolocação do quadro no veículo.
REMONTAR O QUADRO
Para recolocar o agregado no carro, siga as etapas em ordem decrescente (do 22 ao 2).
ANTES DE LIGAR
Reponha o fluido da direção do sistema (Pentosin CHF 11S, recomendado pela montadora). Com o carro ainda no elevador, esterce o volante de um lado para outro, até o fim de curso, 20 vezes para cada lado. “Este procedimento deve ser executado antes mesmo de ligar o carro, para que o ar que ficou no sistema não se misture ao fluido, deixando o espumoso”, explica o diretor técnico da Frison, Valter Nishimoto.
“Ao executar este movimento no volante, quase todo o ar que entrou no sistema segue pelas mangueiras até o reservatório, antes mesmo de passar pela bomba da direção hidráulica. Quando o ar passa pela bomba sem fluido, ocorre um ruído e, ocasionalmente, pode estragar a bomba. Após este procedimento, ligue o motor (com o carro ainda no elevador) e repita o procedimento de esterçar o volante (descrito acima) por mais duas vezes. O mínimo de ar residual irá para o reservatório do fluido e purga o sistema, sem prejudicar seus componentes”, completa Valter.
Para finalizar, execute o alinhamento da direção.
Fotos: Clique para ampliar.
Amigos, sou mecânico dos meus carros antigos, esse tipo de mecânica ninguém faz por diletantismo complicaram tudo! Pensei em tirar a caixa do meu mini pra trocar as buchas das laterais, já vi que vou desistir, vou juntar minha galera de mecânico médico, advogado, engenheiro e vamos dar um jeito de trocar as buchas sem esse trabalho todo e que deus nos proteja.
ResponderExcluirAmigos, sou mecânico dos meus carros antigos, esse tipo de mecânica ninguém faz por diletantismo complicaram tudo! Pensei em tirar a caixa do meu mini pra trocar as buchas das laterais, já vi que vou desistir, vou juntar minha galera de mecânico médico, advogado, engenheiro e vamos dar um jeito de trocar as buchas sem esse trabalho todo e que deus nos proteja.
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