A Toyota está lançado a nova linha 2012 da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4. Ambos receberam modificações no desenho exterior e interior, além de ganhar novos equipamentos de conforto e segurança. O objetivo da montadora é manter os dois modelos na liderança do mercado brasileiro nos seus respectivos segmentos, comercializando 35 mil unidades da picape e 8.800 unidades do SUV. As vendas iniciam no primeiro trimestre de 2012.
A principal inovação foi a introdução do motor 2.7 VVT-i Flex Fuel para os dois modelos. Desenvolvidos especialmente para o Brasil, o conjunto foi criado para aplicação exclusiva nos comerciais leves da Toyota. Rende 163 cv a 5.000 rpm, quando abastecido com álcool, e 158 cv a 5.000 rpm com gasolina. O torque máximo com etanol ou gasolina é de 25 kgfm a 3.800 rotações.
O diferencial da Hilux está no desenho exterior, que recebeu um estilo frontal mais agressivo, com novos faróis que avançam para além das dimensões da carroceria, novo para-choque de aspecto mais robusto e envolvente. O capô também foi redesenhado, ganhando vincos marcantes que se harmonizam com a nova grade dianteira trapezoidal de dimensões maiores em comparação com a anterior.
A frente do novo SW4 segue a mesma linha da picape, com modificação no desenho do para-choque, que recebeu uma máscara negra na região dos faróis de neblina. Os faróis principais se destacam por apresentar luz de xenônio autoniveladora, com lavadores, mais uma novidade no veículo. Assim como na Hilux, as molduras dos para-lamas foram redesenhadas. A traseira tem novas lanternas, com novo desenho das lâmpadas com LED e cantos com vincos marcantes. A terceira luz de freio, antes vermelha, agora é translúcida.
Internamente a Hilux recebeu uma tonalidade mais escura no acabamento do painel central e das portas. O painel de instrumentos foi redesenhado. O painel central, que concentra as informações do áudio e do ar-condicionado, apresenta um desenho horizontal que proporciona maior sensação de espaço aos ocupantes.
O volante também foi substituído por outro mais sofisticado e inclui detalhes cromados e comandos de som no volante. A SW4 adotou as mesmas alterações, com a diferença na mescla da tonalidade bege com o cinza escuro do painel e com adição do padrão madeira no volante e no acabamento das portas.
A Hilux agora tem a nova versão SRV TOP automática, que se posiciona acima da atual SRV, disponível com câmbio automático e manual. O modelo se diferencia pelas novas rodas de liga leve de 17 polegadas e por vir de série equipada com controle de estabilidade e tração e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS). Para a picape a inovação foi o retorno do SW4 Diesel com cinco lugares. A versão com sete lugares do permanece à venda.
Disponível em oito versões, a Hilux oferece uma ampla lista de equipamentos como direção hidráulica progressiva, ar condicionado, coluna da direção regulável em altura, fechamento da caçamba por meio de chave (cabine dupla), assento traseiro rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, relógio digital e limpador de pára-brisa com temporizador de velocidade.
Outros itens são os freios ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo frontal e sistema de som que reproduz CD, MP3 e WMA. São novidades nessa versão as conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod e os novos pneus de medida 265/70 R16, juntamente com as novas molduras dos para-lamas.
Para o novo SW4 está disponível a versão de acabamento SRV, equipada com câmbio automático e disponível com os motores diesel e V6 a gasolina. O modelo teve a introdução de airbags laterais e do tipo cortina, que se somam às bolsas frontais já presentes no veículo. Também foi adicionado ao modelo o acendimento automático dos faróis, como parte integrante do novo conjunto óptico dianteiro, que conta com luz de xenônio com lavadores e regulagem de altura.
Os demais novos equipamentos de conforto e conveniência para o veículo são sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth com microfone localizado no console do teto, conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod, novas rodas de liga leve de 17 polegadas e controle de estabilidade e tração com assistência e distribuição eletrônica de frenagem (BAS e EBD).
A Hilux nas versões SR, SRV e SRV TOP ainda conta com o tradicional motor diesel 3.0L 16V D-4D, com potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque plano de 35 kgfm, disponível a partir de 1.400 rpm até 3.200 rpm. Para os modelos Chassi/Cabine e Standard tem o motor diesel 2.5L 16V D-4D, que gera 102 cv de potência a 3.600, com torque plano de 26,5 kgf.m, entre 1.600 e 2.400 rpm.
A Hilux nas versões SR, SRV e SRV TOP ainda conta com o tradicional motor diesel 3.0L 16V D-4D, com potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque plano de 35 kgfm, disponível a partir de 1.400 rpm até 3.200 rpm. Para os modelos Chassi/Cabine e Standard tem o motor diesel 2.5L 16V D-4D, que gera 102 cv de potência a 3.600, com torque plano de 26,5 kgf.m, entre 1.600 e 2.400 rpm.
A SW4 diesel é equipada com o propulsor 3.0L 16V D-4D. Para quem privilegia desempenho e um uso mais urbano do utilitário esportivo, a Toyota dispõe da versão de motorização V6 a gasolina, com 238 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 38,3 kgf.m a 3.800 giros.
A Hilux possui transmissão manual de cinco velocidades para toda a linha da picape, até a versão SRV, e automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico de troca de marchas (ECT), para as versões SRV e SRV TOP. O SW4 está disponível com a mesma transmissão automática de quatro velocidades.
O sistema de suspensão dianteiro da Hilux é independente, com barra estabilizadora, braços duplos triangulares e molas helicoidais, configuração presente nos automóveis de passeio, que torna a picape mais suave. A suspensão traseira é formada por um eixo rígido com molas semi-elípticas de duplo estágio. Na SW4 o diferencial é a suspensão traseira, do tipo independente, com braços 4-link, configuração que privilegia o conforto dos ocupantes.
A Hilux está disponível com trações 4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 reduzida. O engate é feito por intermédio de alavanca postada ao lado do câmbio. A picape possui desacoplamento automático do diferencial (ADD), um sistema automatizado que acopla e desconecta o semi-eixo dianteiro do diferencial de acordo com o tipo de tração selecionado, sem que o motorista tenha que descer do carro para efetuar a operação manualmente. O SW4 é dotado de tração 4x4 permanente com reduzida. A Hilux tem preço inicial de R$ 80.160,00 e a SW4 começa em R$ 157.000,00.
**Fonte: http://www.omecanico.com.br
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