Pense no que seria menos trabalhoso e menos dispendioso: usar um motor 1.4, um 1.6 e um 2.0, em diferentes versões do mesmo carro, ou usar um motor 1.4 aspirado, um 1.4 turbo, com pressão média, e um 1.4 turbo mais forte, fazendo os papéis do 1.4, 1.6 e 2.0??
É neste linha de raciocínio que estão andando as montadoras nacionais. Adicionar turbo a um certo motor e colocar ele para impulsionar a versão mais cara de um modelo, ao invés de usar dois ou três motores diferentes. Fica mais barato e mais prático. Não barato no sentido do valor gasto em cada carro, pois um motor com turbo tem que ter peças forjadas e etc. Mas sim mais barato no sentido de que você pode desenvolver apenas um motor, e brincar com diferentes variações dele. Mais barato no desenvolvimento. Se estamos falando de motor 1.4 turbo, você logo pensou em Fiat, não é?? Sim, ela está nesta onda, mas além dela tem a Volkswagen. Como assim?? A Volkswagen planeja lançar uma versão turbo do motor 1.4 usado na Kombi, é o que diz a revista Quatro Rodas deste mês. Este trabalho estaria sendo feito pela Volkswagen a anos, para dar continuidade ao motor 1.0 turbo que foi usado no Gol e na Parati de 2000 a 2004. Preparando-se este motor 1.4 em diferentes níveis, ele poderia fazer o papel de um motor 1.6, com 120 cavalos e também o papel de um motor 2.0, com 150 cavalos. O que precisaria ser diferente nesses motores é o número de válvulas, oito ou dezesseis. Em termos de consumo de combustível, um 1.4 com 150 cavalos consome cerca de 10% a menos que um 2.0 com a mesma potência. Ou seja, seria muito interessante para o dono do carro também.
Já em termos de Fiat, o uso de motores turbo existirá tanto no Linea como no Punto. Um motor 1.4 turbo com 120 cavalos já estaria sendo produzido pela Fiat, para o Linea, a ser lançado em agosto. Já o Punto teria o mesmo motor mas com 16 válvulas e cerca de 160 cavalos de potência.
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