sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cuiadados na aplicação de juntas

Cuidados com as juntas.
As juntas requerem alguns cuidados especiais quanto ao seu manuseio e armazenagem. Em geral, as juntas devem ser armazenadas, até o momento que serão utilizadas, em suas respectivas embalagens originais. Maior atenção é dada para as juntas estampadas em aço e juntas confeccionadas em cortiça com borracha. Juntas estampadas em aço, requerem um cuidado especial pelo fato de oxidarem muito rápido quando fora de sua embalagem original. As juntas de cortiça com borracha, não devem ser penduradas, pois desta forma, podem se deformar, causando a alteração do seu dimensional.

Aplicação das juntas.
Devemos tomar alguns cuidados antes de começar a montagem das juntas no motor. Em primeiro lugar, deve-se utilizar juntas em bom estado, ou seja, sem falhas e de boa qualidade de fabricação. Após esta verificação, devemos nos certificar que o local em que as juntas serão aplicadas estejam em boas condições. Deve-se verificar se existem irregularidades nas superfícies que entrarão em contato direto com as juntas e também certificar-se que estão limpas, caso contrário prejudicarão a boa vedação por parte das juntas.
Para aplicação das juntas de cabeçote, a atenção tem que ser ainda maior. Devemos nos certificar que as superfícies do cabeçote e do bloco estejam planas. Para isso, apoia-se uma régua metálica na superfície do bloco ou do cabeçote e olha-se contra a luz. A luz não deve passar entre a régua e o cabeçote ou bloco. Se a luz estiver passando, mede-se com um calibre de lâminas a folga existente, que não deve ultrapassar 0,2 mm. Caso esta medida seja superior a 0,2 mm é necessário um serviço de aplainamento no bloco ou cabeçote. Este procedimento, só deve ser feito por retíficas capacitadas devidamente equipadas.
Observação: Nunca se deve aplainar mais do que 0,3 mm, pois acarretaria num aumento da taxa de compressão do motor.
Ao instalar uma junta de cabeçote, não se deve utilizar graxa ou qualquer tipo de cola. As superfícies devem estar sempre limpas, sem resíduos, caso contrário podem ocorrer vazamentos.

Camisas têm altura certa.
Todo motor encamisado, tem altura específica das camisas em relação à superfície do bloco.
Conseqüências:
Quando a camisa estiver muito acima, poderá provocar degola da mesma no momento do aperto do cabeçote ou irá causar vazamentos de líquidos (água, óleo).
Quando a camisa estiver abaixo da superfície do bloco, haverá carbonização nas cabeças dos cilindros e conseqüentemente a queima prematura da junta do cabeçote.
Para controlar a altura da camisa é necessário um relógio comparador ou um calibre de lâminas conforme figura abaixo:



Queima / Vazamento.
Listaremos aqui, algumas situações que possam causar a queima ou vazamento das juntas.
* Refrigeração deficiente;
* Lubrificação deficiente;
* Montagem de forma inadequada;
* Não utilização do torque certo;
* Seqüência de aperto incorreta;
* Utilização de graxa ou cola na montagem das juntas;
* Juntas danificadas (armazenagem ou manuseio indevidos);
* Não utilização de material adequado;
* Rugosidade nas superfícies do bloco e cabeçote. 

Um comentário:

  1. Olá muito bom seu Artigo !! , Juntas Elásticas é importante para carros , motos , tubo de concreto etc !!.

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