quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Renault Duster: disposição no asfalto e na lama



Com suspensão rígida e motores calibrados para encarar obstáculos, o veículo tem a pegada que os aventureiros desejam. Além disso, recebeu uma mecânica nova com tecnologias que exigem conhecimento qualificado em caso de manutenção
Victor Marcondes

O primeiro veículo da Renault voltado para o segmento off-road, o Duster é um utilitário esportivo versátil que reúne atributos como conforto, espaço e força, tudo para caracterizá-lo como um verdadeiro 4x4. Na Europa, foi desenvolvido pela montadora romena Dacia, uma das marcas do grupo Renault. Para adequar ao perfil do brasileiro, o visual foi repaginado pelo centro de design da marca na América Latina.

Num primeiro momento, o veículo remete à robustez, em razão dos contornos sobressaltados dos para-lamas e para-choque, e pela presença de linhas bem marcadas. Dentro, ganhou um habitáculo com quadro de instrumentos e painel reformulados e bancos com tecidos e espumas diferentes da gama europeia. O interior das versões mais completas ainda pode ser personalizado com duas tonalidades de cor, garantindo sofisticação e exclusividade.

Apontado os detalhes estéticos mais evidentes, o que mais importa neste SUV é a sua mecânica, que recebeu tecnologia o bastante para encarar situações adversas, seja no conforto da estrada, em solo irregular ou no chão de terra batida. O novo modelo permite ao motorista guiar em terrenos deformados graças aos bons ângulos de entrada e de saída: 30 graus e 35 graus, respectivamente.


Para enfrentar cenários tão diversos também houve grandes mudanças na suspensão. Na frente, o automóvel utiliza tecnologia tipo MacPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais, montada em um subchassi. Na traseira, traz sistema semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.

O conjunto de frenagem é bastante eficiente e proporciona conforto e segurança em qualquer tipo de estrada. O sistema é confeccionado em dois circuitos em formato de “X”, possui acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.

Mudanças debaixo do capô
O Renault Duster possui duas potentes motorizações: 1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V Hi-Flex. O conjunto 1.6l recebeu nova calibração e adequação da central eletrônica, além da adaptação do grupo motorpropulsor de acordo com características específicas do utilitário esportivo, como peso e relações de marcha. 

De acordo com a marca, uma das melhorias foi o novo sistema de partida a frio com a substituição da eletroválvula pelo quinto bico injetor. O conjunto permite controlar com mais precisão o tempo e a quantidade de gasolina injetada no coletor de admissão no momento da partida pelo sistema auxiliar.

Abastecido com gasolina, o Duster 1.6 desenvolve 110 cv de potência a 5.750 rpm e 15,1 kgfm de torque máximo, a partir de 3.750 rotações. Com etanol, são 115 cv de potência e 15,5 kgfm, na mesma faixa de giro respectiva.

“Quando o veículo estiver com etanol no tanque, o motorista poderá perceber também que até o tradicional ruído característico da eletroválvula dos sistemas de partida a frio foi reduzido. Embora fosse absolutamente normal, o zumbido incomodava alguns proprietários”, explica Gabriel Bella, engenheiro responsável pela área de desenvolvimento de motor e câmbio da Renault do Brasil.

Instalado transversalmente, o propulsor 1.6 tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC, do inglês, Double Overhead Camshaft). Um comando aciona as válvulas de admissão e o outro as válvulas de escape. O balancim é roletado, solução que reduz o atrito entre as peças móveis e, conseqüentemente, o consumo. O conjunto mecânico conta com tucho hidráulico, o que dispensa a regulagem das válvulas e reduz o nível de ruído.

Evolução do 2.0

A Renault dedicou uma atenção especial ao propulsor 2.0. Entre as evoluções instaladas estão a nova central eletrônica de maior capacidade com novo software, elevação da taxa compressão de 9,8:1 para 11:1, inclusão da quinta válvula injetora de combustível (partida a frio), além de novas válvulas de admissão e de escape, guias e válvulas injetoras, novo cabeçote e pistões, entre outros. O objetivo foi deixa-lo de acordo com a exigência nacional.

O resultado, segundo a montadora, foi o aprimoramento das curvas de desempenho do propulsor, o que melhorou a sua eficiência e o desempenho. O sistema bicombustível foi projetado no Brasil. As mudanças proporcionaram um ganho de torque em baixas rotações e melhoria no nível de consumo de combustível.

Também foram necessárias modificações no bloco do motor e no cárter de óleo para permitir passagem do módulo 4x4, nas fixações do suporte dos semi-eixos dianteiros, que trazem melhorias acústicas, nas peças ligadas à admissão de ar, como tubos e ressonador.

O motor 2.0 pode atuar com o câmbio manual de seis velocidades ou automático de quatro, que também possibilita a troca manual de marchas. Com este conjunto o Duster desenvolve a potência de 142 cv com etanol e 138 cv com gasolina, a 5.500 rpm. O torque máximo de 19,7 kgfm com gasolina e 20,9 kgfm no álcool é alcançado a 3.750 giros.

Transmissão para qualquer direção

No Duster, o câmbio automático de quatro velocidades tem uma central eletrônica que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista. Essa central trabalha levando em consideração uma série de parâmetros, como rotação do motor, abertura da borboleta e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, além de velocidade do carro e carga do veículo.

O sistema conta com a função “Kick down”, que é acionada quando o motorista pisa até o fim, e de forma rápida, no pedal do acelerador. Com isso a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme os dados avaliados por ela. Essa operação melhora a aceleração disponível na realização de ultrapassagens. O câmbio é vendido com troca sequencial de marchas.

No caso do câmbio manual de cinco velocidades, exclusivamente no modelo 2.0, a relação de marcha foi adaptada para o consumidor brasileiro. O câmbio automático, por sua vez, recebeu novo conversor de torque e teve uma nova calibração da central eletrônica, adaptada ao funcionamento e comunicação com a central eletrônica do motor bicombustível. Já o câmbio que equipa a versão Dynamique 4x4, possui a primeira marcha reduzida e é o mesmo que equipa a versão comercializada na Europa.

O Duster é oferecido em seis versões de acabamento, com opções 4x2 e 4x4. Todas já oferecem de série itens que são valorizados no mercado nacional. Os preços do carro iniciam em R$ 50.900 para o básico e pode chegar a R$ 64.600 na versão topo de linha.

Ficha técnica

Renault Duster 1.6 16V Hi-FlexMotor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
- Tração: dianteira
- Cilindrada: 1.598 cm³
- Diâmetro x curso: 79,5 mm x 80,5 mm
- Taxa de compressão: 9,8:1
- Potência máxima: (ISO/ABNT) 115 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
- Torque máximo: 15,5 mkgf (etanol) @ 3.750 rpm / 15,1 mkgf (gasolina) @ 3.750 rpm
- Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
- Rodas: Aço Estampado / Liga leve (apenas na versão Dynamique)
- Pneus: 215/65 R16

Suspensão dianteira Tipo MacPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais, montada em um subchassi.

Suspensão traseiraSemi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.

Freios
Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.

Direção Hidráulica, com diâmetro de giro de 10,7m

Câmbio Manual: 5 velocidades e marcha ré

Relações de marcha 1ª......................3,73:1
2ª......................2,05:1
3ª......................1,32:1
4ª......................0,97:1
5ª......................0,82:1   
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,93:1

Renault Duster 2.0 16V Hi-FlexMotor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
- Tração: dianteira
- Cilindrada: 1.998 cm³
- Diâmetro x curso: 82,7 mm x 93 mm
- Taxa de compressão: 11,2:1
- Potência máxima: (ISO/ABNT) 142 cv (etanol) @ 5.500 rpm / 138 cv (gasolina) @ 5.500 rpm
- Torque máximo: 20,9 mkgf (etanol) @ 3.750 rpm / 19,7 mkgf (gasolina) @ 3.750 rpm
- Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
- Rodas: liga leve
- Pneus: 215/65 R16

Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais, montado em um subchassi.

Suspensão traseiraSemi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais multilink, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos verticais.

Freios Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.

Direção hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m

Câmbio manual: 6 velocidades

Câmbio automático: 4 velocidades

Relações de marcha manual 6 velocidades1ª......................3,73:1
2ª......................2,11:1
3ª......................1,45:1
4ª......................1,11:1
5ª......................0,91:1
6ª......................0,77:1   
Ré.....................3,69:1

Relações de marcha automática 4 velocidadesDiferencial.........4,13:1 1ª......................2,72:1
2ª......................1,50:1
3ª......................1,00:1
4ª......................0,71:1
Ré.....................2,45:1

Relações de marcha manual 6 velocidades (versão 2.0 16V 4x4)Diferencial.........3,48:1 1ª......................4,45:1
2ª......................2,59:1
3ª......................1,69:1
4ª......................1,17:1
5ª......................0,87:1
6ª......................0,67:1   
Ré.....................4,48:1
Diferencial.........4,86:1
Diferencial traseiro na versão 2.0 16V 4x4: 0,41:1


**Fonte: http://www.omecanico.com.br

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