segunda-feira, 6 de junho de 2011

BMW exibe segunda geração do Série 1


Compacto ficou maior, ganhou novo visual e só utiliza motores turbo


Sete anos após a BMW lançar o hatch compacto Série 1, a marca alemã exibiu a segunda geração do modelo na Europa. Disponibilizado apenas com tração traseira e 4 portas (a opção 2 portas chegará posteriormente), o hatch ficou maior e recebeu uma nova linha de motores diesel e gasolina, todos utilizando turbo com a tecnologia TwinPower.
 
Medindo 4,32 m de comprimento, o novo Série 1 ficou 8,5 cm mais longo, enquanto a largura teve foi aumentada em 1,7 cm, passando para o total de 1,76 m de largura. O entre-eixos, segundo a marca alemã, foi ampliado em 3 cm, para 2,69 m, enquanto a altura do compacto, de 1.42 m, permaneceu inalterada. As novas dimensões também permitiram um aumento no volume do porta-malas, que passou para 360 litros, 30 l a mais que a primeira geração. Como é possível observar nas imagens, os faróis dianteiros da novidade lembram o X1. No interior é possível notar um aumento na qualidade do acabamento, enquanto o design lembra os demais veículos da marca.
 
Ao menos em um primeiro momento o novo Série 1 só será disponibilizado com motores 4 cilindros e sobrealimentados, sendo dois movidos a gasolina e três a diesel. Os novos propulsores a gasolina, ambos 1.6, serão chamados de 116i e 118i, enquanto as variantes diesel, todas 2.0, atenderão pelos nomes 116d, 118d e 120d. Atualmente, para a opção hatch, é disponibilizada a versão 130i, com um 3.0 6 cilindros aspirado de 258 cv. 
 
Os motores a gasolina contam com todas as tecnologias disponíveis na marca, o que inclui turbo "roletado", injeção direta de combustível, corpo de borboleta individual para cada cilindro, comando de válvulas variável, entre outros. A configuração 116i gera 136 cv a 4.400 RPM e 22,4 kgfm entre 1.350 RPM a 4.350 RPM, rendimento suficiente para acelerar o hatch aos 100 km/h em 8s5, além de realizar consumo médio combinado de 18,2 km/l eemissão de 129 g/CO2 por km.
 
Capaz de produzir 170 cv a 4.800 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.500 a 4.500 RPM, a configuração 118i realiza consumo médio de 17,2 km/l e emite 134 g/CO2 por km. O modelo acelera aos 100 km/h em 7s4. Apesar dos propulsores 1.6 serem movidos a gasolina, as rotações em que potência e torque máximos são atingidos são tão baixos quanto um motor diesel.  
 
Já o 116d conta com 116 cv e 26,5 kgfm de torque, enquanto a opção intermediária, 118d, gera 143 cv e 32,6 kgfm força. A versão top de linha da motorização movida a óleo, 120d, disponibiliza 184 cv e 38,7 kgfm ao pé direito do motorista.
 
De série para todas as configurações são oferecidos itens como tecnologia keyless (motor é acionado por botão start/stop), sistema de som, espelhos, vidros e travas elétricos, ar condicionado, freios ABS (antitravamento das rodas) e DSC (controle de estabilidade e tração).
 
 
Todas as configurações utilizam câmbio manual de 6 marchas, mas uma transmissão automática de 8 marchas pode ser escolhida como opcional. Os modelos básicos utilizam rodas de aro 16”, mas também podem receber componentes de aro 17” ou 18” como opcional.
 
Um dos opcionais destacados pela empresa é o Kit ConectedDrive, que inclui faróis adaptativos, sensor de estacionamento, câmera para auxílo de manobra, piloto automático com sistema de frenagem e alerta de colisão, além de tecnologia multimídia com conectividade para smartphone, sistema de navegação, informações sobre tráfego em tempo real, rádio e conectividade com internet. Nenhuma informação sobre preço do modelo e seus opcionais foi divulgada. Confira as fotos da novidade. Clique nas imagens para ampliar.








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