quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um motor, diferentes aplicações

O conjunto propulsor 2.0 TSI, que equipa modelos de diferentes categorias da Volkswagen, incluindo o Novo Fusca, Novo Jetta e Novo Tiguan, é bastante esportivo e mostra que tem versatilidade e agilidade em qualquer situação.

Carolina Vilanova
Você pisa, o motor responde. É o que todo apaixonado por carros quer, principalmente, numa condição de estrada. Agora, fazer com que isso aconteça com três veículos de categorias diferentes utilizando o mesmo motor, aí sim, dá para chamar de confiável. É exatamente o que oferece o conjunto 2.0 TSI, desempenho e versatilidade, tanto no Novo Fusca quanto no Jetta e no Tiguan. Um compacto, outro sedã médio em utilitário, com pesos e características diferentes em suas construções.

O motor TSI 2.0 (Turbocharge Stratified Injection, que significa a tecnologia de motor turbo alimentado com injeção direta) é esperto e potente, que segue a tendência do downsizing, ou seja, compacto com alta potência. O segredo dessa engenharia é a combinação do turbocompressor com a tecnologia de injeção direta de combustível. É um conjunto cheio de tecnologia, com a utilização de quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas varíavel, o que garante o torque máximo já em baixas rotações.

Assim se consegue desempenho, economia no consumo de combustível e baixa emissão de poluentes, o trio que todo fabricante de motor busca como conjunto ideal de performance. Seus atributos começam com a potência de 200 cv, ou seja, desempenho de gente grande em carro pequeno, a partir de 5.100 rpm e torque máximo de 28 Kgfm atingido desde as 1.700 rotações.


Ficha técnica Motor Combustível   Gasolina (E22)
Cilindrada    1.984 cm³
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões  82,5 x 92,8 mm
N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro 4 / Em linha / 4
Posição    Transversal a frente do eixo
Potência    200 cv a  5.100 rpm
Torque     28,5 a 1.700 rpm
Taxa de compressão  9,8:1
Formação de mistura  Injeção eletrônica multiponto Bosch MED 17
Troca de óleo do motor  1 mil ou 6 meses
Injeção eletrônica O sistema de injeção direta injeta o combustível em altíssima pressão (até 120 vezes a pressão atmosférica – o equivalente a 1.200 m embaixo d'água) diretamente na câmara de combustão, por meio de injetores especiais. A engenharia da marca explica que esse sistema proporciona uma imediata e finíssima pulverização do combustível, permitindo que a próxima combustão ocorra de forma completa (menos poluentes) e com baixas perdas (alto aproveitamento do calor gerado).

Outra característica é que o resfriamento do cilindro causado pela evaporação do combustível minimiza os efeitos da detonação, ou seja, batida de pino, permitindo utilizar maiores taxas de compressão, o que se traduz em mais potência e menor consumo.

PowertrainO conjunto de trem de força dos modelos difere um pouco, sendo iguais no Fusca de no Jetta Highline, que usa caixa de transmissão do tipo automática DSG (Dual-Clutch Gearbox, ou seja, caixa de marchas com embreagem dupla controlada eletronicamente), de seis marchas à frente e uma a ré. Sua configuração proporciona uma troca de marchas rápida e suave.
*** Kit de correia dentada 2.0 Tsi? Clique aqui ***
Essa caixa oferece dois tipos de programas: normal e o esportivo, o primeiro mais econômico e o segundo com marchas mais longas. Também oferece o Tiptronic, ou seja, a troca de marchas manual sequencial, tanto por meio da própria alavanca quanto das borboletas atrás do volante.


Ficha técnica – Transmissão Tipo     Automático, seis marchas à frente
Embreagem   Dupla Embreagem multi-discos imersos em óleo
Rodas motrizes   Dianteiras
Relações de marchas  1a. - 3,461:1;
2a. - 2,150:1;
3a. - 1,464:1;
4a. - 1,079:1;
5a. - 1,094:1;
6a. - 0,921:1;
ré - 3,990:1
Relação do diferencial  4,059
2ª Relação do diferencial 3,136
Troca de óleo da transmissão 60 mil km ou 36 meses
Já o Tiguan carrega a mesma caixa de marchas, porém, com conversor de torque e sistema de tração integral 4MOTION, ou seja, tração integral nas quatro rodas. O câmbio também permite executar trocas manuais por meio de shift paddles atrás do volante, sempre de maneira sequencial.

De acordo com a Volkswagen, o sistema 4MOTION se adapta às condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível. Caso necessário, o eixo traseiro pode ser mais beneficiado. A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.

Ficha técnica transmissãoTipo     Automático de seis marchas com conversor de torque
Rodas motrizes   Tração Integral Permanente -4Motion
Relações de marchas   1ª -3,949:1;
2ª -2,303:1;
3ª -1,556:1;
4ª -1,164:1;
5ª - 0,86:1;
6ª -0,688:1;
ré -3,422:1
Relação do diferencial   3,688
Troca de óleo da transmissão 60 mil km ou 36 meses

Mais do Novo Fusca O Novo Fusca é o mais cult dos compactos do mercado, carrega um romantismo e consegue ser tão gracioso quanto robusto. Dois extremos diferentes, que leva junto uma boa dose de esportividade e requinte, e muito disso se deve ao motor. O desenho é totalmente personalizado mas segue o DNA da Volkswagen, principalmente, na entrada de ar, nas linhas retas e no estilo das lanternas traseiras.


Os faróis bi-xenônio opcionais estão disponíveis, com lâmpadas de descarga sem mercúrio com 25 Watts usadas no módulo projetor e inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.

O preço do fusca começa em R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e chega a R$ 80.990, para a versão automática.

A suspensão, porém, também ajuda com sua construção leve garantindo um comportamento bastante dinâmico e estável. O conjunto dianteiro é do tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos e traseiros, adotando a do tipo four-link, capaz de lidar com as altas cargas dinâmicas do motor topo de linha. Além disso, as forças transversais são administradas por uma barra anti-rolamento.
Ficha técnica Suspensão
Dianteira   Independente, McPherson  Mola helicoidal
Traseira  Independente com braços múltiplos Mola helicoidal
Ficha técnica Direção Tipo    Elétrica
Diâmetro de giro 10,8 mm
Relação de direção 14,96:1 (média)
Voltas no volante (batente a batente) 3,01

O modelo vem de série com o bloqueio eletrônico do diferencial XDS, que é uma extensão do conhecido sistema EDS, que melhora a dirigibilidade em curvas rápidas e faz o carro comportar-se de forma mais segura, se agarrando mais em curvas fechadas. Para isso, utiliza os freios seletivamente para evitar que a roda interna na curva deslize em falso, aumentando também a tração.

Ficha técnica freios Tipo    Sistema eletrônico de estabilização
Assistentes  ABS com assistência de freio, ASR, EDS e MSR
Dianteiros  Disco ventilado, diâmetro de 312 mm.
Traseiros  Disco, diâmetro de 272 mm.

RODAS E PNEUS
Roda de liga   7,0JX17 com pneu 215/55 R17

O luxuoso sedã Jetta HighlineUm sedã de presença que ficou mais bonito ainda com o novo desenho da Volkswagen, tá certo que bastante parecido com o Passat. Tem linhas dinâmicas e harmoniosas, com um estilo bastante esportivo e requintado, assim como no interior. O conjunto moderno de powertrain, como vimos acima, reforça esse aspecto esportivo com bastante dirigibilidade.

Essa é a versão topo de linha, que oferece além da mecânica robusta, muita tecnologia com os freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva etc.


Ficha técnica Freios
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Disco
Rodas 7J x 17
Pneus 225/45 R17
Utilitário que estaciona sozinhoO Tiguan pode ter sido reestilizado, ganhado traços mais bonitos, mais uma vez, acompanhando o novo DNA da Volkswagen, mas o que chama mesmo atenção no modelo são o conjunto mecânico e os recursos tecnológicos e de segurança que oferece.  Na lista estão o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.


Com faróis de xenônio opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs, a Volkswagen explica ainda que os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade. A lanterna traseira é do tipo bipartida e seus elementos formam um L, que se integra às formas da carroceria, ou seja, a cara da marca.


Seis airbags, sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para a ótima dirigibilidade e redução de acidentes. Possui acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo nas arrancadas.

Ficha técnica SuspensãoDianteira  MacPherson, independente, com mola integrada
Traseira  interdependente, com braço tranversal e longitudinal e mola helicoidal
Ficha técnica Direção
Tipo     elétrica
Diâmetro mínimo de giro  12 mm
Relação de direção  15,40:1 (média) 
Voltas no volante (batente a batente) 2,71
FREIOS
Dianteiros   Disco de freio ventilado, diâmetro de 312mm
Traseiros   Disco de freio, diâmetro de 282mm
Assistentes  Sistema ABS com assistência de frenagem e ESP (Programa eletrônico de estabilidade) com ASR, EDS e MSR
Roda de liga leve  7JX17 ET43
Pneu    235/55 R17

**Fonte: http://www.omecanico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário