quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novo i30, o grande HB



Quando você vir o novo Hyundai i30 pelas ruas, a partir de janeiro, certamente vai deixar escapar um “nossa, que carro bonito”. E com certeza soltará um “mas só isso?” ao descobrir que o lançamento utiliza motor 1.6 de modestos 128 cv, fraco para retomadas de velocidade ou subidas íngremes.

O único consolo é o fato de esse propulsor, o mesmo adotado na versão top do HB20, ser flex – a caixa 2.0 da primeira geração só aceitava gasolina.

Ressalvas ao propulsor à parte, no mais, o novo i30 inspira elogios. Com preços que devem variar de R$ 65.000 a R$ 70.000, vem completo de série. Itens como bancos de couro, regulagem elétrica do assento do motorista, GPS, câmera de ré, ESP, freio de estacionamento eletrônico, botão start-stop, faróis de xenônio e airbags frontal, lateral de cortina e joelho estão no pacote. De opcional, apenas o teto solar.

                             

Com todo esse recheio, era de se esperar um acabamento caprichado, semelhante ao de seus irmãos maiores, como o Sonata. Outra grata constatação é o câmbio automático de seis marchas, de engates quase imperceptíveis. Pela aparência esportiva do hatch, contudo, faz falta a opção de trocas sequenciais por aletas atrás do volante que, por sinal, tem ótima empunhadura, além de ser ágil com a assistência elétrica. Esta, aliás, dispõe de três modos de firmeza (conforto, normal e esporte) selecionados por um botão no painel.

                             

Confortável e firme em curvas, o i30 só fica devendo mesmo em potência. Mas a Hyundai promete uma versão 2.0 flex até a metade de 2013. Vamos ver.

SEU BOLSO

Preço estimado: R$ 65.000

Desvalorização (1 ano):
9%

Garantia:
5 anos

Financiamento (a.m.):
1,5%

Parcela:
R$ 1.214
(50% de entrada + saldo em 36 vezes)

Seguro:
R$ 4.413

1ª revisão:
R$ 182

A empolgação provocada pelo design e requintes de conforto do novo i30 perde força por causa da potência mediana do motor 1.6. O comprador desse tipo de carro não quer passar pela “síndrome de Veloster” (um belo e fraco Hyundai), tampouco ser reverenciado como o dono de um HB20 grandão. Não há dúvida de que a novidade vai emplacar, mas quando chegar a versão 2.0, o motor 1.6, provavelmente, será deixado de lado.

Primeira impressão: 2/3

**Fonte: http://carroonline.terra.com.br/noticia,9146,novo-i30-o-grande-hb

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