Renault estreia nova motorização 1.0 litro 16 válvulas, além de exterior e interior renovados.
Modelo passa a apresentar
a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros mercados do mundo, além de itens de personalização
Subcompacto, popular, econômico,
eficiência energética, preço competitivo e garantia. A combinação
desses fatores parece ser a fórmula encontrada pela Renault para agregar
mais valor ao seu veículo de entrada, o Clio.
Os números revelam bem o trabalho
desenvolvido pelas equipes do Renault Tecnologia Américas (RTA) e do
Renault Design América Latina (RDAL) para a concepção do Novo Clio: 180
peças novas ou evoluídas na parte de carroceria e de acabamento quando
comparado com o seu antecessor, além de 71 componentes modificados no
novo propulsor 1.0 16V Hi-Power versus o antigo 1.0 16V Hi-Flex.
Mais desempenho e mais economia que o
antigo Hi-Flex 1.0 16V, o novo propulsor foi desenvolvido pela equipe de
engenharia do Renault Tecnologia Américas, instalado no Brasil, para
satisfazer o gosto dos motoristas brasileiros, que buscam um veículo
econômico, sem que isso represente abrir mão de robustez, baixo custo
de manutenção e desempenho, principalmente no dia a dia dos grandes
centros urbanos.
O resultado desse
trabalho dos profissionais do RTA garantiu ao Novo Clio a nota “A” no
“Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, elaborado pelo Inmetro,
com a parceria do Conpet. Essa classificação o posiciona como o modelo
com o melhor consumo de combustível da categoria “Subcompacto”.
O Clio foi o primeiro
modelo da categoria compacto a oferecer três anos de garantia de
fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro). Esse importante
diferencial também está disponível no Novo Clio, graças à robustez e à
confiabilidade mecânica desse lançamento.
No quesito design, o Novo Clio passa a
apresentar a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros
mercados do mundo e ainda acena com um importante diferencial: por meio
de kits de personalização, os consumidores poderão dar um toque
pessoal e de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto
internamente.
São quatro kits de
personalização disponíveis, sendo três para o exterior: Sport, Look e
Adesivos; e uma para o interior: Kit Estilo. A instalação do Kit Sport,
por exemplo, resulta num considerável impacto visual e faz o hatch
ficar com aparência de que está “grudado” ao chão, como convém a um
esportivo.
Já o kit Look,
contribui para agregar ainda mais requinte e modernidade ao design do
Novo Clio, por conta do friso lateral das portas com filete
personalizável e dos retrovisores externos pintados na cor da
carroceria, combinando assim, com os frisos laterais.
Disponível nas
versões Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), o Novo
Clio prova que qualidade não é exclusividade dos automóveis mais caros.
O modelo - que chega num momento em que a Renault passa por notável
crescimento comercial, quebrando sucessivos recordes de produção e
venda - vai disputar um dos mais concorridos segmentos do mercado
nacional: o de hatchs de entrada, responsável por cerca de 20% do
volume total de automóveis de passeio comercializados no país.
“Um dos maiores
sucessos de vendas da Renault em todo o mundo, o Clio está presente no
mercado brasileiro com uma história marcada pela inovação: foi o
primeiro a contar com motor 1.0 16V com a tecnologia bicombustível e
também o primeiro do segmento a oferecer três anos de garantia total de
fábrica, benefício que se repete nesta linha 2013”, explica Olivier
Murguet, Presidente da Renault do Brasil.
“O Novo Clio será o
representante da Renault no segmento com maior volume de vendas do
mercado nacional e também com grande número de concorrentes. Em 2011,
mais de 513 mil unidades dos 2,9 milhões veículos de passeios vendidos
no País, são de modelos do segmento B Hatch de Entrada. No acumulado de
vendas deste ano, até o mês de outubro, este segmento já conta com
aproximadamente 460 mil unidades vendidas, em um universo de 2,56
milhões”, explica Gustavo Schmidt, Vice-Presidente Comercial da Renault
do Brasil.
Em termos
percentuais, cerca de 20% do volume total do mercado brasileiro de
veículos de passeio ficam com o segmento B Hatch de Entrada. “A chegada
do Novo Clio contribuirá para a estratégia de crescimento de vendas e
participação da Renault no País, já que, com esse lançamento, a médio
prazo, esperamos ampliar a nossa participação nesse segmento”, afirma
Schmidt.
Design marcante e em linha com a nova identidade mundial da marca - O
Novo Clio chega ao mercado brasileiro seguindo a recente identidade
visual adotada pela Renault na Europa e em outros países do mundo. A
tarefa de atualização estética do modelo ficou a cargo da equipe do
Renault Design América Latina (RDAL) - primeiro estúdio de estilo da
marca no continente americano, situado na cidade de São Paulo.
A frente do carro,
por exemplo, foi totalmente modificada, com adoção de novos faróis,
para-choques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a
outro e converge para o centro, onde está a logomarca da Renault.
Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal dá um toque de
agressividade ao modelo.
Na traseira, foi
incorporado um aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato
ligeiramente triangular têm as luzes com nova disposição. A tampa do
porta-malas ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em
direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição “Clio”
em letras estilizadas logo abaixo, posicionamento que também segue o
padrão dos demais modelos da marca.
No interior, o quadro
de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e
temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de
bordo. O conta-giros tem grafismo moderno e com Eco-monitor (zona
demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o
nível de economia de combustível que ela proporciona). O conjunto tem
iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca
cromada da Renault ao centro (versão Expression).
Comandos do
ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato
mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do
tecido modificada e estão com padronagem visual diferenciada. Como em
outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema
antisubmarining (antimergulho).
O Novo Clio está
disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata
Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e
Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova
tonalidade a mais: Branco Creme.
A “cara” do dono - Um dos
diferenciais da linha 2013 do Novo Clio é que o veículo pode ser
personalizado interna e externamente para ficar ao estilo do
proprietário. A versatilidade dos kits de personalização confere charme
ao modelo e dá um quê de exclusividade ao hatch compacto.
“Consumidores que
adquirem carros de segmento de entrada também gostam de um design
diferenciado, daí a proposta de oferecer os kits. Os equipamentos serão
bastante acessíveis e realçarão o visual do veículo e permitirão ao
proprietário ter um automóvel com aparência personalizada a um custo
acessível. São itens que agregam valor ao modelo”, atesta André
Bassetto, gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil.
São quatro kits de
personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos. O Kit Sport
inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque
dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada. O conjunto
resulta num considerável impacto visual e faz o hatch ficar com
aparência de que está “grudado” ao chão, como convém a um esportivo.
Com o Kit Look, é
possível personalizar o visual exterior do veículo, acrescentando cores
aos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores
externos. Esse item de personalização está disponível nas cores da
carroceria.
O cliente pode optar
pelo Kit Adesivos, que estão disponíveis em duas opções: Faixas
Esportivas ou Desenho Geométrico. Esses adesivos são instalados no capô
e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido, o que confere
ainda mais charme e personalidade ao Novo Clio.
O adesivo “Faixas Esportivas” ressalta
o traços de esportividade presente no design do modelo. São duas
faixas longitudinais - nas tonalidades cinza, vermelho ou branco -, que
percorrem todo o veículo (capô, teto e tampa do porta-malas),
semelhantes às utilizadas nos carros de competição, como, por exemplo,
nos modelos Interlagos que integraram a consagrada equipe Willys de
competição, na década de 60, guiados por ícones do automobilismo
verde-amarelo, como Bird Clemente. Os modelos “Willys Interlagos” da
equipe Willys – versão brasileira do “Renault Alpine” -, pintados na
cor amarela com uma faixa dupla longitudinal, passando sobre o teto e o
capô, eram sinônimos de bandeira quadriculada.
Já o adesivo “Desenho
Geométrico” é aplicado sobre o teto e apresenta um harmonioso conjunto
de hexágonos, que lembram uma tatuagem e causam um agradável efeito
visual. As imagens estilizadas foram concebidas no Renault Design
América Latina (RDAL), e aprovadas ao longo do desenvolvimento do
produto nas clínicas com potenciais clientes.
A possibilidade de
dar um toque pessoal ao Novo Clio inclui também o interior, com o Kit
Estilo. É possível, por exemplo, inserir uma moldura colorida ao redor
do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o
porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12
volts. Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores
vermelha, cinza ou branca.
Mecânica Online - Sob
o capô no Novo Clio está o motor 1.0 16V Hi-Power, fruto do trabalho
executado por profissionais do Renault Tecnologia Américas (RTA),
moderno centro de engenharia que tem como foco desenvolver produtos
voltados à necessidade e ao perfil dos consumidores brasileiros e
latino-americanos.
O trabalho da equipe do RTA no
desenvolvimento de propulsores mais modernos, econômicos e menos
poluentes está sendo evidenciado com o desempenho do motor 1.0 16V
Hi-Power no “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”.
O Novo Clio chega ao mercado credenciado com nota “A” na categoria
“Subcompacto”, tanto na versão de entrada como na equipada com
ar-condicionado e direção hidráulica. Com esse resultado, o Novo Clio é
o modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua categoria.
Além disso, vale a
pena ressaltar que o Novo Clio com ar-condicionado e direção hidráulica
é o único modelo “Subcompacto” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular”, equipado com esses itens, a obter a nota máxima (“A”) em
termos de eficiência de consumo.
“Coordenado pelo
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
(Inmetro), o programa permite que os consumidores conheçam a eficiência
energética dos carros comercializados no Brasil, por meio de etiqueta
afixada nos veículos, que classificam os resultados obtidos, com notas
que variam de “A” (melhor classificação) até “E” (menor eficiência
energética)”, explica Ivantídio Mendes, Chefe de Projeto Motor do
Renault Tecnologia Américas.
Quando abastecida com etanol, a versão
equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo
urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em
13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção
obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l
(estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).
Em se tratando de
economia de combustível, todavia, o motorista também tem que fazer a
parte dele, e o Novo Clio dá uma ajuda valiosa com o conta-giros com
quatro áreas identificadas com cores diferentes, permitindo ao condutor
uma direção mais econômica. A faixa verde indica o momento de menor
consumo. A área branca mostra o motor em marcha lenta. Já o espaço
delimitado em amarelo significa o momento de maior desempenho do motor.
“Todo o foco do
desenvolvimento deste novo produto foi com base na economia de
combustível. Neste contexto, o papel do motorista e o modo de condução
adotado são fundamentais, daí a importância destas marcações no
conta-giros”, opina Ivantídio Mendes.
Outro fator
determinante na melhoria do nível de consumo está na adoção de
pneumáticos ecológicos. A combinação de novos compostos na confecção da
borracha e o desenho da banda de rodagem garantiram aos pneus com
menor resistência ao rolamento, sem comprometer a segurança do veículo.
A baixa emissão de
CO2 é uma característica marcante do Novo Clio. Tanto que o modelo já
atende às normas de emissões que vão vigorar no Brasil somente em 2015.
Ou seja, a Renault está se antecipando em dois anos a exigências para
veículos de passeio no país.
Comparando-se com o
antigo 1.0 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1.0 16V Hi-Power tem 71 peças
modificadas. Para chegar ao produto final, foram necessárias 6 mil
horas de ensaios de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro (o
equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados), 10.000 quilômetros de
testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil
quilômetros em ensaios de rodagem acelerados em veículo. No total,
foram utilizados 41 motores protótipos e oito veículos.
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Principais mudanças adotadas pelo novo motor |
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Aumento
da taxa de compressão de 10:1 para 12:1 - Novos pistões, adequados
para o aumento da taxa de compressão. Essas novas peças tiveram o seu
desenho desenvolvido para uma melhor otimização da combustão por conta
do aumento da taxa de compressão. Para ampliar a durabilidade e a
confiabilidade dessas peças, foi adotada a aplicação de grafite nas
saias dos pistões - que reduziu o atrito -, além da utilização do eixo
central flutuante.
Introdução de
um sistema de refrigeração do pistão através da injeção de óleo na
parte inferior desse componente. Para isso, foi necessário modificações
no bloco do motor, para que em cada um dos cilindros fosse instalado
um injetor responsável por “espirrar” um jato de óleo no fundo do
pistão. Esse processo de resfriamento foi implantado para atender o
elevado grau de exigências mecânicas e térmicas oriundas do aumento da
taxa de compressão;
Nova bomba de
óleo, já usada no motor 1.2 16V Turbo - (disponível nos modelos Renault
Clio, Twingo Wind e Modus mercado europeu). Essa peça atende às novas
exigências de pressão de óleo originadas pela instalação do sistema de
refrigeração do pistão;
Adoção das mesmas bielas utilizadas no motor 1.2 16V Turbo, que são mais resistentes;
Evolução na matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga;
Nova junta do
cabeçote composta de duas lâminas de vedação, que possui como
características principais a robustez e o alto nível de resistência às
pressões geradas pela combustão do motor. Essa peça substitui a usada
anteriormente, que era de folha única, garantindo melhor vedação e
contribuindo para a durabilidade da máquina;
Sistema de
admissão redesenhado para otimizar a aspiração de ar e contribuir para
melhora da performance. As modificações se concentraram na redução de
dimensões e envolveram a tampa do cabeçote, o coletor de admissão,
caixa do filtro de ar e o tubo da entrada de ar;
Corpo de
borboleta com a inclusão do 5º bico injetor. Esse bico é destinado para
a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio. Com isso,
há uma melhor pulverização da gasolina, proporcionando, assim, uma
partida mais eficiente;
Adoção da
tecnologia “Contact Less” para indicar o posicionamento de abertura da
borboleta de entrada de ar. Essa novidade capta o dado por intermédio
de um sistema eletromagnético, o que garante uma melhor precisão na
informação. O que contribuiu para o aumento da durabilidade desse
componente, na otimização dos ajustes do motor e na redução do consumo
de combustível;
Sensor de fase
instalado na extremidade do comando de acionamento das válvulas. A
função dessa peça é identificar o ponto certo do posicionamento das
válvulas no momento em que o motor é desligado. Quando é acionado
novamente, o motor tem funcionamento mais estável e sem engasgos;
Novos
injetores, que melhoram a pulverização do combustível na câmara de
combustível, contribuindo para a redução dos níveis de consumo;
Nova Central
Eletrônica, com mais velocidade de processamento de informações, além
de uma programação desenvolvida para o novo motor;
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Comparando-se com o antigo Hi-Flex, o novo
propulsor Hi-Power que passa a equipar o Novo Clio anotou ganho de
potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22). São 80 cv e
77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora
são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.
Apesar
de mais econômico, o Novo Clio registra números mais favoráveis de
desempenho. Com etanol no tanque, o veículo faz de 0 a 100 km/h em 13,7
segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a
aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade
final fica em 167 km/h.
As alterações
técnicas do Novo Clio também incluem mudanças no sistema de
transmissão. A embreagem utilizada conta com sistema de
pré-amortecimento, que contribui para a redução de ruído.
Já as alterações nas
relações de marchas visaram a redução do consumo de combustível. O
câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela
Renault no Chile, caracterizado por engates macios e precisos. Visando
priorizar a redução no consumo de combustível, a caixa de câmbio do
Novo Clio passou a contar com um diferencial de relação mais longa. Com
essa alteração, as relações de marchas ficaram mais longas de modo que
o carro ficasse mais econômico sem sacrificar o desempenho.
A suspensão do Novo
Clio mantém a tradicional receita: tipo MacPherson, com amortecedores
hidráulicos telescópicos e molas helicoidais (dianteira) e
semi-independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
telescópicos verticais e barra estabilizadora (traseira).
Trata-se de um
conjunto simples e robusto, capaz de enfrentar situações adversas sem
sacrificar a segurança. Deste modo, o Novo Clio apresenta um
comportamento dinâmico equilibrado. É um carro estável sem comprometer o
conforto de motoristas e passageiros e adaptado ao perfil dos
motoristas brasileiros.
O Novo Clio virá
equipado com rodas de 13 polegadas e pneus “verdes” na medida 175/70
R13. Os pneus “verdes” contribuem para a economia de combustível, pois
são desenvolvidos para terem um menor atrito em relação ao solo,
graças, principalmente, a não utilização da sílica na sua produção.
“Em relação às
mudanças técnicas, nossa preocupação foi continuar oferecendo um
conjunto mecânico econômico, confiável e com baixo custo de manutenção,
detalhes relevantes em se tratando de um modelo de entrada”, analisa.
Versões e equipamentos - O
Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento:
Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para
atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de
conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.
A versão Authentique,
por exemplo, traz de série: computador de bordo com oito funções
(combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia,
distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de
advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona
demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o
nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e
brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.
A versão Expression
agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente,
volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com
acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais.
Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme,
vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em
qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.
A conectividade também está presente
no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e
arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e
entrada auxiliar, do tipo USB.
Garantia de três anos
continua como item de série - O Clio foi o primeiro compacto de sua
categoria a oferecer três anos de garantia total de fábrica (ou 100.000
km o que ocorrer primeiro). A Linha 2013 do modelo continua oferecendo
essa vantagem aos consumidores. Outros concorrentes diretos, por
exemplo, acenam com apenas 12 meses. É o caso de Gol, Palio, Celta e
Ka.
A Renault do Brasil
está investindo constantemente para ampliar a rapidez do atendimento de
pós-vendas prestado por sua rede de concessionárias. Além de oferecer
garantia de 36 meses para toda linha à venda no País, a marca conta com
sistema de armazenagem e distribuição de peças, com dois grandes
armazéns – Jundiaí (SP) e São José dos Pinhais (PR) – para assegurar a
reposição imediata de componentes no menor tempo possível.
Além disso, as
revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e
mão de obra, permitem ao cliente saber de forma antecipada, quanto irá
pagar em cada revisão programada. Outro benefício é o “Pacote Preço
Fechado”, que inclui os principais componentes de desgaste natural do
veículo: amortecedores, pastilhas de freios, palhetas do limpador do
para-brisa etc. Dessa forma, é possível planejar, de forma antecipada, o
custo exato para realização da manutenção.
Manter o Novo Renault
Clio em ordem custa menos de R$ 1 por dia, ao longo dos três anos de
garantia original. Para se chegar a esse valor, basta dividir o custo
total do programa de manutenção prevista pela fábrica pelo número de
dias que formam os 36 meses, com base no fato de que o motorista
brasileiro roda em média 36 mil quilômetros em três anos com seus
automóveis.
Ao adquirir o hatch, o
proprietário ainda tem à sua disposição o “Renault Assistance”, um
serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento
24 horas. O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar
pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o
reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.
O “Renault
Assistance” é oferecido gratuitamente por 24 meses e inclui uma
completa gama de serviços de assistência aos proprietários de veículos
da marca.
Os valores começam em R$ 23.290 (Authentique 1.0
16V, duas portas), sobem para R$ 24.290 (Authentique 1.0 16V, quatro
portas) e terminam em R$ 24.950 (Expression 1.0 16V, quatro portas).
**Fonte: http://www.mecanicaonline.com.br/
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